A população de Amarante se despede com pesar do educador e ex-secretário municipal de Educação, João Luiz Viana, carinhosamente conhecido como Dr. João Luiz. Maranhense, natural de São Francisco do Maranhão, ele morreu nessa segunda-feira (17) em Teresina após ser internado por dois dias. A causa da morte foi uma pneumonia gravíssima e falência dos rins, possivelmente como sequela da COVID-19. Dr. João Luiz completaria 77 anos no dia 15 de maio.
Uma vida dedicada a Amarante e à Educação
Residente em Amarante por mais de trinta anos, Dr. João Luiz se tornou uma figura querida e reverenciada na cidade. O ex-secretário de Educação morou durante toda a sua permanência no município, no hotel da Doquinha. Formado em Direito pela UFPI, também atuou como advogado em diversas localidades do Piauí e Maranhão. Sua paixão pela educação o levou a se tornar funcionário público do Estado do Piauí e a concluir uma Licenciatura Plena em História.
Ao longo de sua carreira, Dr. João Luiz dedicou-se à educação, sendo diretor de escolas estaduais e municipais em Amarante. Ocupou o cargo de Secretário de Educação em três mandatos nas gestões dos doutores Adonias, Miranda e do ex-prefeito Luiz Neto. Era visto em Amarante como um profissional inteligente, competente e organizado. Além de sua atuação profissional, João Luiz era conhecido por sua simpatia, seu bom humor e por gostar de contar histórias. [Com informações do livro Personalidades e Fatos Marcantes – Bebeto Soares]
Falecimento repentino em Teresina
Segundo informações, João Luiz Viana passou mal e foi levado para o hospital regional, Dr. Francisco Ayres Cavalcante, em Amarante, antes de ser encaminhado para Teresina, onde veio a falecer no Hospital de Terapia Intensiva (HTI). Sua filha, Luciana Viana, que reside em Teresina, chegou a vê-lo antes de sua morte, ainda em Amarante.
O último boletim médico, divulgado antes do falecimento, indicava que ele apresentava infecções em órgãos como o pulmão e os rins, além de febre e distensão abdominal, embora o foco da infecção não tivesse sido descoberto.
Últimas homenagens
O velório de João Luiz Viana está sendo realizado na Pax União, das 9h às 12h. Cumprindo seu último desejo, ele será cremado no Jardim da Ressurreição, em Teresina, após 48 horas.
