A comunidade Riacho dos Cocos, na zona rural de São Francisco do Maranhão, está enfrentando muitas dificuldades em razão do grande volume de água no rio Parnaíba. De acordo com informações, não há registros de desabrigados.
Nessa terça-feira (04), vídeos feitos por moradores confirmam a inundação causada pelo rio Parnaíba. Na via com pavimentação asfáltica, um morador que não teve o nome informado utiliza uma canoa a remo para se locomover.
Ainda nessa terça-feira, com o aumento do nível do rio Parnaíba, o secretário municipal de Saúde, Raimundo Neto, informou que deixou uma ambulância em Amarante. Segundo ele, o intuito é não parar certos serviços ofertados pela prefeitura à população. “Aqui também estamos ilhados. Ontem já deixamos uma ambulância em Amarante para transferência de pacientes. Para Floriano não vai e os pontões estão também parados”, disse ele.
Em conversa com o Somos Notícia, o secretário municipal de Infraestrutura, Damilton Silva, informou que a prefeitura de São Francisco do Maranhão está atenta às necessidades dos moradores. Segundo ele, não há registro de famílias desabrigadas.
“No momento, a expectativa é de esperar as águas baixarem. Estamos atentos, mantendo contato com moradores e representantes da região, que confirmaram o aumento do nível do rio Parnaíba e o alagamento de ruas da comunidade. Não há registro de desabrigados, até o momento. Vamos permanecer atentos a qualquer eventual necessidade das famílias para definir as ações necessárias a serem tomadas”, disse o secretário.
Previsão do tempo, segundo a Climatempo
De acordo com informações da ClimaTempo, a previsão para os próximos dias é de muito mais chuva no Maranhão, Piauí e Tocantins, o que poderá provocar maior elevação dos rios. “As nuvens carregadas vão continuar se formando sobre o Maranhão, o Piauí e o Tocantins nos próximos dias, provocando mais pancadas de chuva. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical também estão contribuindo para aumentar a chuva no extremo norte do Brasil. Todas estas áreas de instabilidade podem provocar chuva forte sobre o Maranhão, o Piauí e o Tocantins elevando ainda mais o nível dos rios.”
Compartilhe este post