Ministro das Relações Exteriores da China 'guerreiro do lobo' doente e perderá cúpula da ASEAN

Ministro das Relações Exteriores da China ‘guerreiro do lobo’ doente e perderá cúpula da ASEAN

Internacional

Wang Yi, ex-ministro das Relações Exteriores, assumirá seu lugar na cúpula na Indonésia, disse um porta-voz do ministério.

O ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, está doente e um diplomata sênior assumirá seu lugar em uma cúpula de dois dias da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) esta semana em Jacarta, Indonésia, disse o Ministério das Relações Exteriores do país na terça-feira.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, não deu detalhes sobre o que estava afetando Qin, que não é visto em público há mais de duas semanas. No entanto, é raro a China admitir que um líder sênior não está bem.

“O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores, Qin Gang, não pode comparecer a esta série de reuniões de ministros das Relações Exteriores por motivos de saúde”, disse Wang em um briefing diário.

Wang Yi, ex-ministro das Relações Exteriores e atual chefe da Comissão Central de Relações Exteriores do Partido Comunista, representará a China nas reuniões de quinta e sexta-feira, disse o porta-voz Wang.

Wang Yi gerou polêmica na semana passada com comentários dizendo que os ocidentais são incapazes de distinguir entre chineses, coreanos e japoneses, e sugerindo que os três países com sociedades e políticas muito diferentes formem uma aliança baseada em semelhanças raciais e culturais. Wang participará da reunião de ministros das Relações Exteriores da China-ASEAN, da reunião dos ministros das Relações Exteriores da ASEAN-China-Japão-Coreia do Sul, da reunião dos ministros das Relações Exteriores da Cúpula do Leste Asiático e da reunião dos ministros das Relações Exteriores do Fórum Regional da ASEAN.

A China procurou envolver os 10 membros da ASEAN, principalmente por meio do comércio, como parte de uma campanha para diluir a influência dos EUA na região e desafiar a ordem mundial liberal liderada pelos americanos.

No entanto, a influência da China foi limitada por sua afirmação agressiva de sua reivindicação de praticamente todo o Mar da China Meridional. Os membros da ASEAN, Vietnã, Malásia, Brunei e Filipinas, exercem reivindicações sobrepostas e saudaram amplamente a presença militar dos Estados Unidos na região. A China denuncia o envolvimento dos EUA como intromissão externa.

A reunião dos ministros das Relações Exteriores é uma “plataforma para aumentar a confiança e cooperação mútuas”, disse Wang Wenbin a repórteres. “A China espera que esta reunião ajude a construir mais consenso, faça a preparação política para uma frutífera cúpula de líderes da ASEAN em setembro e promova a paz, a estabilidade e a prosperidade regionais.”

Qin, 57, ganhou destaque como um porta-voz do ministério que popularizou um estilo agressivo que veio a ser conhecido como “diplomacia do guerreiro lobo”, nome de uma franquia nacionalista de filmes chineses. Anteriormente, ele serviu como embaixador em Washington e chefe de protocolo do ministério.

Em março, Qin alertou Washington sobre “conflito e confronto”, adotando um tom combativo em meio aos conflitos sobre Taiwan, COVID-19 e a invasão russa da Ucrânia. Isso se seguiu a uma acusação do presidente Xi Jinping de que os governos ocidentais liderados pelos EUA queriam cercar e reprimir a China.

De acordo com o site do Ministério das Relações Exteriores, a última aparição pública de Qin foi em uma reunião com o ministro das Relações Exteriores do Sri Lanka, Ali Sabry, em Pequim, em 25 de junho.

A abordagem do “guerreiro lobo” foi adotada por muitos diplomatas chineses de alto escalão, mas às vezes também caiu em desuso. Um de seus expoentes mais famosos, o ex-porta-voz do ministério Zhao Lijian, foi transferido em janeiro para um departamento que supervisiona as fronteiras terrestres e marítimas, o que foi amplamente visto como um rebaixamento.

O embaixador da China nos EUA, Xie Feng, adotou um tom geralmente otimista desde que assumiu o cargo em maio, apesar do relacionamento entre as duas maiores economias do mundo atingir um nível histórico baixo.

O sistema político fortemente controlado e altamente opaco da China e a falta de uma imprensa livre freqüentemente dão lugar à especulação em torno do desaparecimento de figuras importantes, como quando o ex-presidente chinês Hu Jintao foi retirado do palco sem explicação no congresso duas vezes por década de a festa comunista.

No entanto, embora rivalidades pessoais e escândalos de corrupção não sejam incomuns, o partido – pelo menos externamente – permanece amplamente unido em torno de Xi.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa