Ministro das Relações Exteriores da China é afastado após um mês de silêncio

Ministro das Relações Exteriores da China é afastado após um mês de silêncio

Internacional

Autoridades americanas que estiveram presentes durante as sete horas de reuniões e jantar do Sr. Qin com o Sr. Blinken na Diaoyutai State Guesthouse em Pequim em 18 de junho não notaram nada de errado na época. Funcionários dos EUA dizem que teria sido estranho para Xi ter Qin se encontrasse com Blinken se altos funcionários chineses já tivessem uma noção de problemas crescentes no momento, então os eventos precipitadores imediatos da queda de Qin poderiam ter começado algum tempo depois, em junho.

Publicamente, o Sr. Qin parecia ser implacavelmente leal ao Sr. Xi. Anteriormente, Qin atuou como porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, diplomata em Londres e oficial de protocolo, um trabalho que o aproximou de Xi em viagens ao exterior. Sr. Qin graduou-se pela Universidade de Relações Internacionaisuma escola em Pequim ligada ao serviço de segurança da China, e trabalhou como assistente no escritório de Pequim da United Press International antes de ingressar no Ministério das Relações Exteriores em 1992.

Como ministro das Relações Exteriores desde o final de 2022, Qin estava na vanguarda dos esforços para tirar a China do isolamento diplomático da era Covid e tentar aliviar as tensões com os Estados Unidos e outros países ocidentais. Mas ele também foi um expoente combativo da visão de Xi da China como uma potência mundial confiante, impaciente com as críticas de outros governos e raramente perdia uma oportunidade de exaltar Xi.

“A raça humana mais uma vez está na encruzilhada da história”, O Sr. Qin disse em entrevista coletiva em Pequim em março. “O presidente Xi Jinping apontou o caminho certo para a governança global do alto do mundo, da história e da humanidade.”

Como oficial de protocolo do Sr. Xi, o Sr. Qin era extremamente meticuloso, disse Pavel Slunkin, que era um diplomata bielorrusso. envolvido na organização de uma visita do Sr. Xi para a Bielo-Rússia em 2015. Durante a visita, disse Slunkin, Qin ligou por volta das 2h e pediu para ir imediatamente a um museu que Xi estava programado para visitar, para que Qin pudesse verificar novamente todos os detalhes dos planos, incluindo exatamente quando a música começaria quando Xi subisse algumas escadas.

“Seus subordinados e funcionários da embaixada ficaram com medo de abordá-lo. Portanto, a comunicação com ele era estritamente hierárquica”, disse Slunkin, agora um Companheiro visitante no Conselho Europeu de Relações Exteriores, disse sobre o Sr. Qin em respostas por e-mail às perguntas. O Sr. Qin, disse ele, “obviamente gostava de sua posição especial perto do corpo – de Xi”.

Keith Bradsher e Edward Wong relatórios contribuídos.


Com informações do site The New York Times

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa