EL PAÍS

Meu dia a dia com a porta inteligente com a qual atendo o telefone sem estar em casa

Tecnologia

Durante as últimas semanas, sempre que um mensageiro veio a minha casa (e geralmente são poucos por causa do meu trabalho) e eu disse a eles por telefone que não poderia atendê-los pessoalmente porque eles realmente estavam ‘não lá, eles não acreditaram. Mas era verdade: eu atendia do celular enquanto fazia compras no supermercado ou passeava no parque. Entre demonstrações de descrença e surpresa, em todas estas ocasiões tive de explicar que a minha porta é ‘inteligente’ e permite-me isto e muito mais graças a três dispositivos: um intercomunicador anel de interfoneuma fechadura Nuki Smart Lock 3.0 Pro e um olho mágico Ezviz DP2Ccada um gerenciado a partir de seu próprio aplicativo.

Os três dispositivos são colocados dentro da casa, embora o primeiro ajude a controlar a porta do prédio, enquanto os outros dois fazem o mesmo com a porta da casa. Do lado de fora só se percebe que o tradicional olho mágico da porta mudou: agora é muito maior, está equipado com uma câmera e acende quando alguém se aproxima. O que os vizinhos pensam? A princípio, todos ficaram curiosos. Então, quando você explica a configuração para eles, eles adoram a ideia.

O que posso fazer com esta combinação?

Na verdade, falar com os mensageiros nada mais é do que uma anedota entre todas as possibilidades oferecidas pelo fornecimento de ‘inteligência’ à porta. Graças ao interfone, em primeiro lugar, além de atender o telefone, posso abrir remotamente o portal do prédio ou deixar uma função ativada que o abrirá automaticamente quando chegar uma entrega programada da Amazon. Tenho que confessar que mantenho esse último uso desconectado, pois prefiro ser quem toma a decisão do que fazer a todo momento.

A fechadura inteligente, por outro lado, usa Bluetooth e Wi-Fi para detectar quando você se aproxima (e não quando o telefone no qual seu aplicativo está instalado se aproxima) e ativa no momento, abrindo a porta da casa automaticamente . É algo muito útil, por exemplo, se você chegar carregado de sacolas de compras. Mas ao nível da segurança também é interessante, pois é possível dar acesso a outros utilizadores manualmente ou criar uma ‘cópia virtual’ das chaves para as deixar com familiares ou amigos caso tenham de entrar em casa a qualquer momento tempo certo; será suficiente para eles baixar o aplicativo em seus telefones e dar-lhes permissão.

Por fim, o olho mágico conectado possui campainha própria que chama direto para o celular, podendo falar (e ver) quem está na frente da porta. Além disso, ele grava alguns segundos cada vez que alguém está nessa área e armazena esses pequenos vídeos em um cartão de memória ou na nuvem por dias e intervalos de tempo. Portanto, em caso de qualquer incidente, é muito fácil rever o que aconteceu. De fato, em uma ocasião, uma vizinha encontrou o capacho “para cima” e se assustou pensando que poderia ser um sinal de possíveis ladrões: rapidamente pudemos verificar que foi um descuido da equipe de limpeza. Nesse sentido, embora o olho mágico Ezviz incorpore uma função que envia um aviso sempre que detecta movimento à sua frente, poucos dias depois de começar a usá-lo eu o desativei: as notificações eram comuns – e irritantes.

Como é um dia normal? Quando me levanto e dou bom dia para a Alexa, a assistente me informa sobre o tempo, se tenho algum evento e destranca (não abre) a porta de casa, cuja fechadura deixamos ‘trancada’ durante a noite

Parte da instalação da fechadura na porta controlada via tecnologia móvel.
Parte da instalação da fechadura na porta controlada via tecnologia móvel.

No dia a dia

Como seria um dia ‘normal’ com esta porta? Quando me levanto de manhã, costumo dizer bom dia para Alexa. Com esta saudação, o assistente informa-nos do tempo, se tenho algum evento agendado e destranca (que não abre) a porta da casa, cuja fechadura deixámos ‘trancada’ durante a noite. Quando saímos, uma mensagem no Apple Watch me informa que a porta foi aberta e fechada e, normalmente, pressiono o atalho para trancá-la no próprio relógio. Se um dia não me lembro ou estou com as mãos ocupadas e não consigo, assim que saio da garagem e me afasto uns 50 metros, surge outro aviso: “Parece que você está se afastando, não você quer trancar a fechadura?” Aceito e continuo minha jornada.

Ao longo do dia sempre chega um mensageiro: quando ele liga, uma chamada ‘pula’ pelo aplicativo Ring. Abro, mesmo quando ele não está e, normalmente, peço que deixe o pacote com o porteiro do prédio; ele é confiável, então em algumas ocasiões eu o chamo para vir para casa e o deixo na entrada: eu vejo quando ele chega, eu abro e, quando ele sai, eu tranco a porta de novo à distância.

O primeiro a voltar para casa é meu companheiro: quando ele está subindo no elevador, a fechadura detecta que ele está se aproximando e abre sozinha. Assim que isso acontece, também automaticamente, o aplicativo Nuki me informa: “Pablo abriu a porta”. Se alguém não autorizado pela fechadura inteligente usar uma chave, também descubro: “Alguém abriu a porta”. E se eu não souber quem pode ser, tenho a chance de verificar o que está acontecendo.

Algumas Considerações Adicionais

É necessário ter em conta alguma consideração adicional que tenha a ver, por exemplo, com a legalidade da gravação de imagens? Se fosse usada uma câmera de segurança continuamente ativa, a autorização da comunidade seria essencial, mas os visores digitais não estão sujeitos à lei de proteção de dados, portanto, uma permissão não é necessária. De facto, em Espanha houve algumas reclamações a este respeito que sempre foram apresentadas: a AEPD considera que uma vez que só se ativam quando se está em frente à porta e através delas se pode ver a mesma como de um olho mágico tradicional, não não é infração à lei, conforme disposto no art. esta frase.

você pode seguir O PAÍS Tecnologia em Facebook y Twitter ou cadastre-se aqui para receber nossos newsletter semanal.


Com informações do EL Pais / Tecnología

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa