Professores, coordenadores, supervisores e funcionários da Educação municipal participaram na manhã desta quinta-feira (14) de uma palestra em Amarante, ministrada pelo mestre em Direito e Gestão de Conflitos, Alessander Mendes.
O evento aconteceu na Casa de Cultura Odilon Nunes, na ocasião do Encontro Pedagógico, promovido pela Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Alessander Mendes falou sobre ‘Como podemos enfrentar os conflitos existentes na Educação e suas maneiras de resolução. Em entrevista ao Somos Notícia, antes do evento, ele disse que na ocasião da palestra iria direcionar os agradecimentos aos professores de Amarante pelos avanços na Educação no município
“Voltar a Amarante é reconhecer que o trabalho e a missão continuam, e com uma satisfação enorme. Quando vim há um ano tínhamos uma realidade na educação. Hoje volto para dizer que Amarante fez o trabalho de casa porque o resultado do Ideb foi extraordinário. Hoje não seria cobrança, mas seria o momento de parabenizar e agradecer a todos pela missão, trabalho e comprometimento e respeito à Educação”, disse ele.
Durante a palestra, o estudante da unidade escolar do bairro Várzea, Alexandre Carlos, falou da sua emoção em ser um voluntário na instituição de ensino. Emocionado, o palestrante mencionou que o jovem de Amarante é, sem dúvida, um exemplo a ser seguido. Ele frisou ainda que o sucesso educacional começa com a doação de si mesmo em benefício do próximo.
Ainda em entrevista Alessander Mendes falou da satisfação em ser professor. “No Magistério, nós não temos a remuneração que muitos professores têm, mas poucas têm a satisfação que o Magistério tem. Pois ele é para pessoas vocacionadas, para quem acredita que o educador pode transformar a vida das pessoas. Essa é a minha e a nossa missão”.
Sobre os avanços na Educação do município como os mais 40% do recurso investidos na Educação em 2018 e o reajuste de 4,5% no salário dos servidores, enquanto o Ministério da Educação definiu em 4,17%, o palestrante assegura que “o gestor precisa estar preocupado com a modernização e urbanização, mas uma das maiores missões é investir em pessoas porque as pessoas transformam outras pessoas. Essas pessoas transformadas vão transformar Amarante, o estado e o país”, finalizou.
Fotos: Leomar Duarte, Gisele Duarte e Arlenilsa Duarte