Depois da veiculação da matéria sobre as más condições do Mercado Público de Amarante nesta quarta-feira (16), o Somos Notícia foi ao estabelecimento nesta quinta-feira e constatou situações de desrespeito ao patrimônio público.
Duas mulheres foram flagradas saindo do banheiro feminino após fazerem suas necessidades fisiológicas. Elas não quiseram falar sobre o flagrante.
Entrando no local, o Somos Notícia constatou que as necessidades tinham sido feitas no chão após a limpeza dos banheiros e que os vasos estavam higienizados.
Funcionários do setor de limpeza confirmaram a impossibilidade de evitar o mau cheiro. “Fazemos esse serviço todos os dias, mas o pessoal faz as necessidades no chão. Às vezes encontramos fezes até nas paredes”, afirmou a zeladora Maria do Socorro Vieira.
Em duas caixas dos vasos sanitários do banheiro masculino foram encontrados um pedaço de tecido e uma faca. “Dentro das caixas, vez por outra encontramos seringas, latas que usam para se drogar e até calcinhas”, afirmou o diretor Clemilton Nunes.
Em outros setores do mercado, a limpeza já havia sido feita nesta quinta-feira por funcionárias. “Após os trabalhos das zeladoras, as banqueiras jogaram no chão restos de frutas e folhas de jornais usadas para guardar alimentos”, reforça.
Outros problemas no Mercado Público
O roubo de objetos e a reposição de peças quebradas pelos usuários são outros problemas apontados pela administração do Mercado. “Aqui, nós trocamos lâmpadas o tempo todo, mas todas as que colocamos roubam. Fazemos reposição de peças e portas quebradas dentro e fora dos banheiros o tempo todo.”
O estabelecimento possui 45 banqueiros, segundo Clemilton Nunes. Em uma reunião, realizada com a Vigilância Sanitária, para discutir sobre higiene, poucos participaram. “É difícil administrar quando não colaboram. Uma reunião que marcamos com a Vigilância Sanitária e o pessoal do mercado para tratarmos desse assunto, trouxemos aventais para todos, mas somente três banqueiros compareceram.”
Clemilton Nunes é diretor administrativo do Mercado Público há 8 anos. O cargo é vinculado à administração pública do município de Amarante.
Edição, fotos e postagem: Somos Notícia / Denison Duarte