Após a vitória do Corinthians por 3 a 0 contra o Vasco no último sábado (5), o atacante Memphis Depay utilizou as redes sociais para provocar a CBF. A ação do jogador holandês ocorreu um dia depois da entidade máxima do futebol brasileiro divulgar um ofício informando que gestos como subir na bola em tom de provocação aos adversários seriam punidos com cartão amarelo.
A nova regra da CBF foi definida após o próprio Memphis Depay utilizar o recurso de subir na bola durante a final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras, na quinta-feira (27). No domingo (6), Memphis publicou uma imagem em que aparece com os pés em cima da bola e marcou o perfil oficial da CBF no X (antigo Twitter).
Não foi a primeira manifestação de Memphis Depay sobre a nova regra da CBF. No sábado, o jogador do Corinthians já havia criticado a decisão: “No primeiro tempo, o VAR deveria ter checado uma falta clara para cartão vermelho. Em vez disso, preferem criar regras aqui, como a de não poder subir na bola. O Brasil é um país onde jogamos futebol. Você não joga futebol apenas com os pés, mas também com a cabeça”. A crítica do atacante demonstra sua insatisfação com o foco da CBF em relação a essa nova diretriz, especialmente em comparação com outras questões de arbitragem que ele considera mais relevantes, como o uso do VAR.
A atitude de Memphis Depay, ao provocar a CBF por meio de suas redes sociais, gerou repercussão entre torcedores e a mídia esportiva. A nova regra que pune o ato de subir na bola em provocação tem como antecedente a própria ação do jogador na final do Campeonato Paulista. A CBF busca, com essa medida, evitar atitudes consideradas antidesportivas dentro de campo.
Leia também:
- Fluminense x Bragantino: prováveis escalações para o duelo no Maracanã pelo Brasileirão
- Galvão Bueno detona treinador após vexame da Seleção Brasileira
- Fluminense x Bragantino: prováveis escalações para o duelo no Maracanã pelo Brasileirão
