O Ministério Público do Piauí, por meio do Grupo de Atuação Especial no Controle da Atividade Policial (Gacep) em parceria com a 1ª Promotoria de Justiça de Matias Olímpio, realizou nesta quarta-feira (17), audiência virtual com representantes da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e da Polícia Civil (PC-PI) para elaborar uma solução sobre a situação da Delegacia da Polícia Civil de Matias Olímpio.
A reunião foi iniciada pela promotora de Justiça e coordenadora do GACEP Fabrícia Barbosa, a qual fez uma breve explanação sobre a necessidade da adoção de medidas estruturantes por parte dos órgãos de segurança pública, a fim de fomentar melhorias na unidade da PC-PI do município. Em seguida, a coordenadora passou a palavra ao promotor de Justiça Jessé Mineiro de Abreu, que reforçou a necessidade de resolução das deficiências encontradas na delegacia, o mais breve possível, em razão dos riscos pelos quais os policias, os agentes e a população estão sujeitos.
No decorrer da reunião, a Secretaria de Segurança Pública assumiu o compromisso de designar um engenheiro do órgão para verificar qual solução imediata pode ser adotada pela secretaria. A longo prazo, o representante da SSP-PI se comprometeu a apresentar, ao GACEP, um cronograma de finalização dos projetos complementares necessários à deflagração de procedimento licitatório para contratação de empresa responsável pela reforma da Delegacia de Polícia Civil de Matias Olímpio.
Outra deliberação da audiência consiste na requisição de vistoria pela Vigilância Sanitária do município, no prazo de 30 dias, além do envio de informações à Governadora do Estado.
Participaram da reunião o diretor de administração financeira da SSP-PI, Major José Wilson, o Gerente de Polícia do Interior, Marcelo Leal, e a delegada titular da DPC de Matias Olímpio, Adrianne Melissa.
Fonte: Ministério Público do PI
Compartilhe este post