O VII Encontro Futebolístico de Amarante reuniu nesse sábado (24) no Society Clube os atletas que fizeram o nome do futebol amarantino pelo Piauí nas décadas de 60 e 70.
O evento, animado pelas bandas Nova Euterpe e Rasga Mortalha, começou às 16h com jogos de jovens atletas, como abertura para a partida Fim de Vida x Pé na Cova. Este último venceu o Fim de Vida por 5 x 1.
Nas homenagens, foram contemplados o médico Dr. Agenor Lira, o funcionário aposentado dos Correios, José Dias, e Joaquim do Ciço Casadim, todos desportistas e apoiadores do futebol de Amarante.
Na categoria póstumas, foram homenageados Socorro Costa (Socorro do Doce), João de Miranda Peixoto (Dr. Miranda), Francisco Aureliano de Queiroz Câmara (Dr. Chico Câmara) e Joãozinho do Vale.
O ex-atleta Eutrópio, de 84 anos, bateu o centro. “Eu estou feliz com a homenagem, pois eu não sabia dessa surpresa para mim”, disse ele ao Somos Notícia. Ele foi convidado para participar do evento por ser o ex-atleta mais idoso no município.
Mesmo contundido, Orlando Ribeiro participou do tão esperado jogo após dois anos que o evento não acontecia por causa da pandemia do novo coronavírus. “A força de vontade é grande num velho atleta como eu. Sem nenhuma condição física, eu entrei em campo muito feliz porque a expectativa era muito grande. Ficamos preocupados em razão da pandemia, mas deu tudo certo”, disse ele.
O ex-atleta Antonio Ribeiro (Tota), da organização, afirmou que o evento terá a presença e participação de novos atletas no próximo ano. “Eu fiquei feliz porque o público nos prestigiou e porque o meu irmão (Orlando Ribeiro) jogou, apesar de ter se contundido, e foi feliz porque fez um gol. A partir do próximo ano, estamos planejando agregar atletas mais jovens à partida.”
Um dos homenageados do dia, Dólar falou emocionado ao se referir ao evento. “Esse momento para mim foi marcante, me deixou muito feliz, e eu nunca vou esquecer porque se lembraram de mim. Isso é gratificante!”
“Este é um momento ímpar. Estávamos com saudades desse reencontro com velhos amigos em razão da pandemia. Graças a Deus a festa foi muito bonita e mantermos a esperança de continuarmos com essa festa no próximo ano”, afirmou Monteiro Travolta, que jogou pelo time Pé na Cova.
O VII Encontro Futebolístico contou com a presença do vereador desportista Rogério Macêdo e do secretário de Cultura e Turismo de Amarante, Ronaldo Brandão.
Os participantes contribuíram com a doação de 1 Kg de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos a famílias carentes de Amarante. Finalizando o evento, houve sorteio de brindes para o público presente.
Melhores momentos da confraternização de Fim de Vida x Pé na Cova
Fotos: Gisele Duarte | Somos Notícia