Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), referentes à avaliação de 2023 e divulgados nesta sexta-feira (11), trouxeram um panorama interessante sobre a qualidade dos cursos de medicina no Brasil. De um total de 309 graduações avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), apenas seis se destacaram ao obter a nota 5, o conceito máximo do exame.
Um olhar mais atento para essa elite da medicina revela uma concentração geográfica nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Nada menos que cinco dos seis cursos com a melhor avaliação no Enade estão localizados em instituições paulistas, enquanto o estado mineiro emplacou um representante nesse seleto grupo.
Entre as instituições que atingiram o conceito máximo, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) figura como a única representante do ensino público a alcançar essa marca de excelência. As demais cinco instituições com nota 5 são da rede privada: Universidade do Oeste Paulista (Unoeste/SP), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP/SP), Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC/MG), Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE/SP) e Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano/SP).
É importante ressaltar que a avaliação do MEC, por meio do Enade 2023, não se limita apenas ao desempenho dos estudantes. O conceito final de cada curso é resultado de uma análise abrangente que considera a infraestrutura das instituições, os recursos didático-pedagógicos disponíveis, a qualificação do corpo docente e a percepção dos próprios estudantes, coletada por meio de um questionário.
No contexto geral do Enade 2023, que avaliou um total de 9.812 cursos em diversas áreas, a medicina se sobressaiu ao alcançar a melhor média entre os cursos da área de saúde e bem-estar, com uma nota de 65 numa escala de 0 a 100. Esse desempenho coloca a medicina à frente de outras importantes áreas como fisioterapia, arquitetura e urbanismo.
Embora o foco esteja nos cursos presenciais, o Enade 2023 também avaliou cursos de medicina a distância. Contudo, o número de cursos EAD com o conceito máximo foi ainda menor, evidenciando a predominância do alto desempenho nos cursos presenciais.
Os resultados do Enade 2023 para a área de medicina, especialmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, oferecem um panorama sobre os cursos que se destacam em termos de qualidade, servindo como referência tanto para futuros estudantes quanto para a comunidade acadêmica.
Leia também:
- Estudantes fazem a prova do Enade neste domingo
- MEC publica edital do primeiro Enade das Licenciaturas
- Prova do Enade será aplicada a partir das 13h30; portões fecham às 13h

Com informações da Agência Brasil
Compartilhe este post