Menu...

13 de dezembro de 2017

Produtores de São Francisco do MA têm na ‘I Feira da Agricultura Familiar’ a chance que esperavam


Hospital de Olhos

A Prefeitura de São Francisco do Maranhão, através da Secretaria de Agricultura, realizou em frente ao Mercado Público na manhã desta sexta-feira (5) a I Feira da Agricultura Familiar.

Além de produtores, o evento, que teve a animação do forró pé de serra Lulu Cruz – de Amarante, contou com a presença do secretário de Agricultura – Leôncio Bezerra, dos representantes do Banco do Brasil de Amarante e São Francisco do Maranhão, além de representantes do Banco do Nordeste e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) do Maranhão.

A iniciativa da prefeitura foi intitulada pelos produtores como “a oportunidade que o município esperava”. De acordo com o agricultor Francisco Pereira, a melhora é visível até na qualidade dos produtos que se adquire, o que, segundo ele, facilita na saída da produção.

“A iniciativa é muito boa porque melhora a qualidade dos produtos que se adquire. Esta era a oportunidade que o município esperava. Assim, fica mais fácil até para vender o que produzimos. Nós precisamos, agora, de uma área para trabalhar em grupo”, disse ele.

Para a evangélica e agricultora, Paula Almeida, o evento possibilita que haja mais incentivos para São Francisco do Maranhão. “Essa feira é uma oportunidade muito grande, principalmente para nós que somos agricultores. É uma oportunidade de mostrarmos nossos produtos, divulgar e trazer mais incentivos para esse lugar. Glória a Deus que, por causa dessa gestão, estamos participando desse novo tempo.”

O gerente do Banco do Brasil de São Francisco do Maranhão, Diogo Vieira, assegura que a iniciativa amplia os acessos a novas linhas de crédito, com efeitos na economia local.

“A prefeitura tem o poder de reunir o agricultor e facilitar o acesso às linhas de crédito. Com a feira e com o apoio dado aos agricultores, a iniciativa só vem fomentar a economia do município.”

Ao Somos Notícia, o gerente afirmou que a linha de crédito do Pronaf chega a 90% dos agricultores franciscoenses. “Nós estamos com um crédito de R$ 1 milhão para o município. A dificuldade que a gente tinha era de reunir e identificar esse público. Com essa parceria da prefeitura, tudo fica mais fácil.”

O escriturário do Banco, da agência de Amarante, Ian Nícolas, o evento permite que o agricultor possa chegar com mais facilidade ao banco.

“Uma feira dessa, realmente chama a atenção da população, que passa a ter conhecimento de que temos créditos para os agricultores. Essa iniciativa estreita a relação do produtor com o banco e nos permite conhecer quem são esses produtores. Há agricultor que nunca imaginou que iria ter uma relação saudável com o banco. Isso muda com uma iniciativa desse tipo”, afirmou o escriturário.

O prefeito Adelbarto Santos afirma que a I Feira da Agricultura Familiar se configura apenas como um passo inicial para a realização de grandes acontecimentos na área em São Francisco do Maranhão.

“Estamos dando um passo inicial. Sabemos das dificuldades no inicio porque mexe em todos os setores. Mexe com os que vendem e com os que compram. O objetivo da nossa feira é esse: criar um ambiente favorável para que o dinheiro possa circular na cidade. A gente só vai poder fazer uma grande feira com esse passo inicial”, disse ele.

O gestor aponta como necessário o fechamento de parcerias entre os setores público e privado no desenvolvimento da economia local. “A gente entende que as dificuldades do setor privado precisam de uma parceria com o setor público, com empresários e comerciantes da cidade. Não há como termos uma economia que, de fato, funcione sem essas parcerias. Esse é outro objetivo importante: fazer que todos participem. Esse é um dos papéis da prefeitura: fazer esse elo entre os setores público e privado”, encerra.

I Feira da Agricultura Familiar de São Francisco do Maranhão (Fotos: Denison Duarte)

Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE