Nos 100 primeiros dias da gestão de Rafael Fonteles, como governador do Estado, a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer do Piauí (Cendfol), de janeiro até a primeira semana de abril, já foram realizados o acolhimento de 497 novos dependentes químicos nas Comunidades Terapêuticas que têm parceria com a coordenadoria, por meio de Termos de Fomento, totalizando 942 dependentes em tratamento.
A Cendfol tem a competência de fazer a execução, coordenação e o controle das ações relacionadas à redução da demanda de drogas no estado, além de desenvolver práticas esportivas, culturais e recreativas na garantia da prevenção às drogas.
Na Prevenção, a coordenadoria apoia oito projetos que realizam atividades esportivas e culturais nas cidades de Pedro II, São João, Floriano e na região metropolitana de Teresina.
Entre os projetos desenvolvidos pelo órgão, o Projeto Reviver promoveu rodas de conversa e atividades lúdicas (teatro de bonecos), para aproximadamente 500 alunos na faixa etária de 10 a 17 anos das escolas Professor Valter Alencar, Antônio Tarcísio e Professor Camillo Filho nas redes de ensino municipal e estadual da capital, sobre a prevenção ao uso de substâncias psicoativas.
Durante o Carnaval foi realizada a campanha Carnaval Legal e no mês de março, o Março Mulher, para conscientização e prevenção quanto ao uso de drogas, em níveis primário e secundário.
Outra ação realizada, nesse período, foi a qualificação profissional de 305 acolhidos em comunidades terapêuticas ou de seus familiares por meio do Centro de Reinserção Padre Pedro Balzi com cursos de qualificação como: mecânica de motos, eletricista predial, doces finos, salgados para festas, instalação de placas fotovoltaíca e serviços gerais.
Fonte: Governo PI
Compartilhe este post