Mais de 230 mortos e 900 feridos em acidente de trem na Índia

Mais de 230 mortos e 900 feridos em acidente de trem na Índia

Internacional

Mais de 230 pessoas morreram e centenas ficaram feridas quando um trem de passageiros descarrilou e atingiu dois outros trens no leste da Índia na sexta-feira, disseram autoridades falhas.

O acidente, no estado de Odisha, chocou a Índia, hoje o país mais populoso do mundo, e renovou as antigas dúvidas sobre problemas de segurança em um sistema que transporta mais de oito bilhões de passageiros por ano. O país investiu pesadamente no sistema nos últimos anos, mas isso não foi suficiente para superar décadas de abandono.

O secretário-chefe de Odisha, Pradeep Jena, disse no sábado que 238 pessoas morreram no acidente e outras 900 ficaram feridas. As autoridades disseram que esperavam que o número aumentasse. A causa do descarrilamento não foi esclarecida.

Ao raiar do dia, equipes de resgate com cães e equipamentos de corte trabalhavam para libertar pessoas feridas presas nos destroços de vagões de trem retorcidos. Autoridades disseram que 115 ambulâncias foram mobilizadas e que todos os hospitais próximos estavam de prontidão.

O governo do estado, que abriga cerca de 45 milhões de pessoas, declarou um dia de luto após o pior desastre ferroviário da Índia em duas décadas. Dezenas de trens foram cancelados. Equipes do Exército, Força Aérea e Força Nacional de Resposta a Desastres foram mobilizadas para ajudar. E as pessoas próximas ao local do acidente foram fila para doar sangue.

O primeiro-ministro Narendra Modi prometeu “toda a assistência possível” para as vítimas e ofereceu suas condolências. Um alto funcionário confirmou que Modi provavelmente visitará o local do desastre no sábado.

“Nesta hora de luto, meus pensamentos estão com as famílias enlutadas”, disse Modi. escreveu no Twitter. “Que os feridos se recuperem logo.”

O acidente ocorreu quando vários vagões de um trem descarrilaram e colidiram com um segundo no distrito de Balasore, informou a operadora do trem, a South Eastern Railway, em comunicado. Autoridades locais disseram que o emaranhado envolveu um terceiro trem que transportava mercadorias.

Alguns dos passageiros estavam voltando para o estado oriental de Bengala Ocidental de tecnologia da informação ou empregos de enfermagem no sul da Índia, jornal The Indian Express. relatado. Outros eram diaristas.

Ashok Samal, um lojista, disse ao The Hindustan Times que ele estava terminando seu dia perto da ferrovia em sua aldeia de Bahanaga na sexta-feira, quando ouviu um barulho ensurdecedor, correu para os trilhos na linha principal entre Calcutá e Chennai e viu uma pilha de vagões destroçados.

“Houve gritos altos e sangue por toda parte”, disse ele ao jornal, acrescentando que viu pessoas presas sob os vagões e pessoas gritando por socorro.

Ashwini Vaishnaw, ministro das ferrovias, disse a repórteres no sábado que ordenou uma investigação para determinar a causa do acidente.

“Nosso foco imediato é o resgate e socorro”, disse ele no local do desastre. “Saberemos mais após o inquérito.”

O acidente foi o mais mortal do país pelo menos desde um acidente em 1999 em Bengala Ocidental, que matou 285 pessoas.

O sistema ferroviário da Índia, um dos maiores do mundo, foi desenvolvido pela primeira vez no século 19 pelas autoridades coloniais britânicas. Hoje, mais de 40.000 milhas de trilhos – o suficiente para dar uma volta e meia ao redor da Terra – se espalham como capilares sobre uma nação com o dobro do tamanho do Alasca, que se estende do Himalaia às florestas tropicais.

Em 2016, mais de 100 passageiros morreram em outro descarrilamento em Uttar Pradesh. Dois anos depois, dezenas de pessoas foram atropeladas por um trem em alta velocidade no estado de Punjab, no noroeste do país, enquanto celebravam um festival hindu com fogos de artifício.

Só em 2014, foram mais de 27.000 mortes relacionadas a trens, de acordo com o National Crime Records Bureau do país. Esse número inclui casos em que pessoas foram atingidas enquanto caminhavam nos trilhos ou caíram de trens em movimento.

A segurança dos passageiros tem estado sob escrutínio na Índia nos últimos anos.

Em 2012, um comitê nomeado para revisar a segurança da rede ferroviária citou “uma imagem sombria de desempenho inadequado em grande parte devido à infraestrutura e recursos precários”. Ele recomendou uma série de medidas urgentes, incluindo modernização de trilhos, reparo de pontes, eliminação de passagens de nível e substituição de vagões antigos por outros que protejam melhor os passageiros em caso de acidente.

Desde então, o governo Modi gastou dezenas de bilhões de dólares para renovar e modernizar trens e trilhos antigos.

No sábado, Modi estava programado para inaugurar, por videoconferência, o 19º trem Vande Bharat Express da Índia, um novo modelo elétrico fabricado no país. Ele possui tecnologia projetada para ajudar a reduzir o risco de colisões e será executado entre a cidade de Mumbai, no oeste, e o estado de Goa, no sul.

escritório do Sr. Modi disse na sexta-feira que o trem iria “proporcionar ao povo da região meios para viajar com rapidez e conforto”.

Mas em um sistema enfraquecido por anos de negligência, problemas mortais persistem. E em vez de inaugurar um novo trem no sábado, Modi estava atendendo a uma emergência nacional.

Os noticiários indianos disseram que, à medida que a notícia do acidente de Odisha se espalhava, parentes desesperados foram à estação Howrah, perto de Calcutá, para onde um dos trens estava indo, para saber a situação de seus entes queridos.

Em Howrah, um homem, Sapan Chowdhury, disse ao The Indian Express que ficou aliviado ao descobrir que sua filha de 23 anos estava viva, embora ela tivesse sido ferida por cacos de vidro.

Outros não tiveram tanta sorte.

Victoria Kim relatórios contribuídos.


Com informações do site The New York Times

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa