Com oito anos de idade, Francisca Rafaela da Silva necessita de ajuda por ser portadora de paralisia cerebral, microcefalia e ainda estar com uma bactéria alojada nos pulmões.
Ela está internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) sendo acompanhada pela mãe, Maria do Desterro Nascimento da Silva, de 30 anos.
Os relatos da mãe são de quem busca socorro imediato por não ter condições financeiras e estruturais na sua residência para cuidar da filha.
Além das deficiências, Francisca Rafaela está há quase um ano tossindo. Depois de vários exames, os médicos descobriram que ela está com uma bactéria nos pulmões.
“Eu já não sei o que fazer. Depois de ser internada por várias vezes, Rafaela foi encaminhada para o HUT, onde está desde o dia 6 de fevereiro, e agora descobrimos que ela está com essa bactéria”, disse a mãe ao Somos Notícia.
Os medicamentos que Rafaela precisa têm alto custo, e o dinheiro do benefício, segundo a mãe, não dá para o básico.
“Ela tem um benefício, mas é muito pouco. Rafaela usa muitos remédios caros, pois ela alérgica e ainda tem puberdade precoce. A injeção custa mais de R$ 300,00, e ela não pode deixar de usar. Tem mês que sobra do benefício apenas R$ 40,00”, completou.
Dona Maria do Desterro mora em uma casa de taipa não revestida na comunidade Lagoa da Serra, zona rural do Lagoa Alegre.
Além de Francisca Rafaela, há outro filho de Dona Maria do Desterro que também é especial, com autismo. “Eu moro sozinha com os meus dois filhos. Não tenho como trabalhar, pois minha vida é só cuidar deles. Quando não tem outro jeito, vou quebrar coco para ajudar.”
O problema pulmonar de Rafaela, segundo informações da mãe, é provocado pela poeira por causa do chão da casa e das paredes de taipa não revestida.
Ela pede ajuda aos internautas para uma melhoria na casa e no cômodo onde Francisca Rafaela passa todo o dia quando está em casa. Quem puder ajudar, os telefones para contato com Maria do Desterro são: (86) 9 9571-1849 e 9 8129-2383.
Compartilhe este post