Press "Enter" to skip to content

Cientistas trazem de volta à vida lobo extinto há 12 mil anos

Em um feito científico inédito, cientistas de um laboratório privado nos Estados Unidos anunciaram a “desextinção” do lobo-terrível, uma espécie que habitou a Terra há mais de 10 mil anos. A Colossal Biosciences, uma empresa americana de engenharia genética, afirmou ter conseguido reconstituir o genoma da espécie a partir de DNA encontrado em fósseis com datação entre 11 mil e 72 mil anos.

O anúncio, feito nesta semana, revela o nascimento de três filhotes de lobo-terrível: dois machos nascidos em outubro de 2024, batizados de Romulus e Remus, em homenagem à mitologia romana, e uma fêmea, Khaleesi, que nasceu em 31 de janeiro de 2025, numa referência à personagem da famosa série Game of Thrones. O lobo-terrível ganhou notoriedade popular por sua representação na série, onde eram símbolos da família Stark.

Segundo a Colossal Biosciences, o processo envolveu edições genéticas no código genético do lobo-cinzento, a espécie viva mais próxima do lobo-terrível. Essa tecnologia permitiu trazer de volta uma espécie que foi extinta há pelo menos 12 mil anos, um período que coincide com a chegada dos humanos ao continente americano pelo Estreito de Bering, levantando a hipótese de que a extinção tenha relação com o impacto humano na fauna da América do Norte e América Central, onde os lobos-terríveis viviam.

Os lobos-terríveis eram maiores que os lobos cinzentos atuais, chegando a pesar cerca de 80 kg. As primeiras imagens dos filhotes revelam uma pelagem branca e, de acordo com a Time, Romulus e Remus, com seis meses, já apresentam um tamanho maior, ombros e cabeça mais largos, além de dentes e mandíbulas maiores.

A empresa divulgou estar orgulhosa de “devolver o lobo-terrível ao seu devido lugar no ecossistema”, considerando a conquista um marco para a ciência, a conservação e a humanidade. A Colossal Biosciences, que também tem planos de trazer de volta o mamute-lanoso e outras espécies extintas, vê o sucesso com o lobo-terrível como uma prova de sua tecnologia.

Confira o vídeo da Band News abaixo:

YouTube video

Os três filhotes de lobo extinto ressuscitado estão vivendo em uma reserva com mais de 800 hectares, cuja localização não foi divulgada. A expectativa é que eles atinjam um peso entre 59 e 68 quilos, superando o tamanho dos lobos-cinzentos comuns. A empresa planeja restaurar o lobo-terrível como uma espécie viável e garantir reservas ecológicas para eles em terras indígenas na América do Norte.

Apesar do entusiasmo em torno da ressurreição desta espécie extinta, alguns especialistas levantam questões sobre o impacto ecológico e ético de trazer de volta animais que desapareceram há milênios. A Colossal Biosciences afirma que a iniciativa tem o objetivo de contribuir para o equilíbrio ambiental e até mesmo auxiliar na diminuição da emissão de dióxido de carbono.

Este evento marca a primeira vez na história em que um animal é considerado “desextinto”. A ciência por trás desse feito ainda não foi totalmente detalhada em publicações científicas, mas a chegada desses três filhotes representa um avanço significativo no campo da genética e da biotecnologia.

Lobo terrível, extinto há 12 mil anos, revive

Compartilhe este post
Publicidade
Comercial Sousa Neto Cetec Amarante Grupo Pitagoras Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante clinica e laboratorio sao goncalo Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa
Mission News Theme by Compete Themes.