Lixo espacial é avistado no céu e atrai atenção de moradores do Sul do Piauí

Corrente do Piauí

Na última sexta-feira (22), um espetacular fenômeno celeste foi observado por moradores do sul do Piauí, especificamente em Corrente, cidade localizada a 900 km de Teresina, e em outras localidades da região. Por volta das 22h30, testemunhas registraram em vídeo o que inicialmente pensaram ser um avião em queda, mas que logo foi identificado como lixo espacial.

Elvio Andersson, funcionário público e testemunha do evento, relatou ao portal Cidadeverde.com sua experiência: “Inicialmente, pensávamos tratar-se de um avião, mas após pesquisar, descobrimos que o fenômeno estava sendo avistado em várias cidades. Foi visível de vários pontos, inclusive de áreas rurais.”

Os objetos luminosos, semelhantes a bolas de fogo cruzando o céu, eram, na verdade, partes de um foguete lançado pela China em 2018. A reentrada dos detritos espaciais ocorreu exatamente às 22h30, com a maioria das partes se desintegrando devido ao atrito com a atmosfera terrestre.

Edwar Montenegro, professor e membro do Graviton Scientific Society – um grupo piauiense dedicado à observação astronômica – esclareceu detalhes sobre o lixo espacial avistado. Segundo ele, tratava-se do corpo do foguete 2018-011E, parte da missão Weina 1A/Yaogan-30, lançado do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na China.

“O fenômeno foi presenciado em diversos estados do Nordeste. A maioria dos componentes do foguete se vaporiza na atmosfera, mas cerca de 20% a 30% dos materiais sobrevivem e alcançam a Terra, geralmente caindo em áreas oceânicas. O risco de impacto em áreas habitadas é extremamente baixo”, explicou Montenegro, que também contribui para a educação básica com aulas sobre tecnologias espaciais.

Montenegro alertou para o aumento de lançamentos de foguetes e satélites nos últimos anos, o que pode elevar a quantidade de detritos orbitais. “Com mais lançamentos, espera-se um crescimento no volume de lixo espacial, incluindo peças de foguetes e satélites inativos reentrando na atmosfera”, concluiu.

https://www.instagram.com/p/C1MxmozAYSH/
Compartilhe este post
Canal da SorteMacedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa