
Um passo significativo para a saúde pública brasileira foi dado com o avanço do Projeto de Lei 648/2025 na Câmara dos Deputados. De autoria da deputada Juliana Cardoso, o PL, que visa instituir a Semana Nacional de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorretal, recebeu parecer favorável na Comissão de Saúde, sob relatoria do deputado federal Dr. Francisco. Se aprovada, a proposta será conhecida como Lei Preta Gil, em uma justa homenagem à cantora que, ao enfrentar a doença, tem desempenhado um papel crucial na visibilidade desse tipo de câncer.
Março Azul
A proposta central do projeto é intensificar as campanhas educativas na quarta semana de março, o chamado Março Azul, focando na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer colorretal. Essa medida é vital, pois o câncer colorretal está entre os tipos de câncer mais comuns no Brasil. A deputada Juliana Cardoso ressalta que a falta de informação e o preconceito em relação aos exames de rastreamento ainda são barreiras significativas que impedem muitos brasileiros de buscar o diagnóstico precoce, comprometendo as chances de cura.
O relator, Dr. Francisco, complementa que a ampliação de políticas públicas, a divulgação de informações sobre fatores de risco e a adoção de hábitos saudáveis são essenciais. Ele enfatiza a importância do estímulo à realização de exames preventivos, como a colonoscopia para quem se enquadra no grupo de risco, e o apoio à oferta de serviços de saúde para reduzir casos e salvar vidas.
O legado de Preta Gil
A escolha do nome “Lei Preta Gil” é um reconhecimento à luta e à contribuição da artista para desmistificar a doença e incentivar a população a buscar informações e cuidados. Sua experiência pessoal e sua voz têm sido fundamentais para amplificar a mensagem de que o diagnóstico precoce pode salvar vidas.[
A tramitação do Projeto de Lei 648/2025 ocorre em caráter conclusivo nas comissões, o que significa que não necessitará de aprovação em plenário. O projeto ainda passará por mais dois colegiados importantes: o de Finanças e Tributação e o de Constituição e Justiça e Cidadania. A expectativa é que a Lei Preta Gil se torne uma realidade, fortalecendo as ações de prevenção e conscientização em todo o país.
