Irã busca iniciativa regional em viagem de diplomata por quatro nações

Irã busca iniciativa regional em viagem de diplomata por quatro nações

Internacional

Amirabdollahian disse que discutiu um fórum de diálogo regional proposto pela ONU, além de perspectivas de comércio e investimento.

Teerã, Irã — O Irã promoveu um fórum regional de diálogo e cooperação durante uma viagem do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, a quatro países, enquanto se reunia com altos funcionários dos países árabes vizinhos.

Amirabdollahian visitou Catar, Omã, Kuwait e Emirados Árabes Unidos (EAU), entre 19 de junho e a noite desta quinta-feira.

O principal diplomata iraniano saudou a proposta do secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, de convocar um fórum regional de oito países em Nova York em setembro.

O fórum incluiria Irã, Iraque, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Omã, Kuwait e Bahrein e pretende continuar seu trabalho além da reunião da Assembleia Geral da ONU, sugeriu Amirabdollahian.

“Concordamos com altos funcionários e meus colegas nos quatro países em tomar a iniciativa do secretário-geral como um bom presságio e nos engajar em medidas mais eficazes para acompanhar as iniciativas dentro deste novo quadro.”

Ainda sob duras sanções dos Estados Unidos impostas desde 2018, depois que Washington se retirou unilateralmente do acordo nuclear do Irã em 2015 com as potências mundiais, Teerã vem adotando uma política de melhorar os laços, especialmente as relações econômicas, em toda a região.

Em Doha, Amirabdollahian se encontrou com o emir Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani e o ministro das Relações Exteriores, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al Thani, enquanto em Mascate ele se sentou com Mohammed Abdulsalam, o principal negociador do movimento Houthi apoiado pelo Irã no Iêmen, no Irã embaixada.

Uma trégua e um compromisso com o governo iemenita apoiado pela Arábia Saudita estão sendo mantidos após a reaproximação entre Teerã e Riad, após um acordo mediado pela China em março, que viu os dois pesos pesados ​​regionais restaurarem as relações diplomáticas após sete anos.

O comércio e os investimentos foram um dos principais focos de Amirabdollahian como forma de fortalecer os laços bilaterais e a segurança em toda a região quando ele se reuniu com o ministro das Relações Exteriores saudita, príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, em Teerã na semana passada, enquanto os rivais de longa data buscam encerrar uma disputa diplomática.

Amirabdollahian conversou com seu homólogo de Omã, Sayyid Badr Albusaidi, e o sultão bin Mohammed al-Nu’amani.

No Kuwait, ele conheceu Sheikh Nawaf Al Ahmad Al Sabah, que formou um gabinete no início desta semana depois de ser reintegrado como primeiro-ministro.

Para a etapa final de sua viagem, Amirabdollahian visitou Abu Dhabi e se encontrou com seu homólogo Abdullah bin Zayed Al Nahyan e o presidente Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, também conhecido como MBZ.

Amirabdollahian convidou o presidente, que é governante de Abu Dhabi, para visitar Teerã. MBZ supostamente convidou o presidente iraniano Ebrahim Raisi para seu país.

Sheikh Abdullah, ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, levou o diplomata iraniano em seu veículo particular, cujas imagens foram amplamente compartilhadas pela mídia iraniana, que o chamou de gesto “amigável e íntimo”.

Amirabdollahian encontra MBZ
O principal diplomata do Irã buscou melhorar o diálogo e os laços comerciais e de investimento durante sua viagem, inclusive nos Emirados Árabes Unidos [Handout via the Iranian foreign ministry]

A cada parada, Amirabdollahian enfatizou principalmente a melhoria das relações econômicas e comerciais bilaterais, além da construção do diálogo.

A viagem regional também ocorreu no momento em que o Irã e os EUA mantêm negociações indiretas, que há muito são mediadas por Omã e Catar, em um esforço para manter as tensões sob controle em meio a esperanças cada vez menores de restaurar totalmente o Plano de Ação Conjunto Abrangente (JCPOA). , como é formalmente conhecido o acordo nuclear.

Teerã e Washington se abstiveram de comentar os detalhes, mas relatos indicam que eles podem chegar a um entendimento, em vez de um grande acordo assinado.

O Irã afirma que seus esforços nucleares são pacíficos e isso pode incluir um acordo sobre seus avanços nucleares, além de descongelar bilhões de dólares de dinheiro iraniano bloqueados no exterior para facilitar uma troca de prisioneiros com os EUA.

O negociador-chefe do Irã, Ali Bagheri Kani, esteve em Doha esta semana e se reuniu com o representante sênior da União Européia nas negociações nucleares, Enrique Mora. Bagheri disse que as negociações foram “sérias e construtivas”.

Bagheri anunciou anteriormente que teve uma reunião com seus colegas da França, Alemanha e Reino Unido, as três potências europeias do JCPOA, em Abu Dhabi, indicando que os Emirados Árabes Unidos também podem estar de olho em um novo papel de mediação entre Teerã e o Ocidente.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa