Homens mascarados incendeiam grande mercado no México, matando nove

Homens mascarados incendeiam grande mercado no México, matando nove

Internacional

Um grupo de homens mascarados realizou um ataque mortal em um mercado na cidade mexicana de Toluca, disparando suas armas antes de incendiar o local, segundo autoridades.

“Nove pessoas perderam a vida, oito delas no local e mais uma em um hospital”, disse um comunicado do procurador do Estado do México.

Ninguém reivindicou imediatamente a responsabilidade pelo ataque na segunda-feira, e um suspeito não foi imediatamente identificado.

A declaração acrescentou que o ataque pode estar ligado a conflitos comerciais. O prefeito de Toluca, Raymundo Martinez, disse ao jornal Milenio que o incêndio provavelmente foi resultado de disputas entre vendedores e proprietários de estabelecimentos no mercado.

Três dos mortos pareciam ter menos de 18 anos, mas as identificações ainda estavam pendentes, segundo os promotores.

O mercado em Toluca onde ocorreu o ataque é o segundo maior do México, com aproximadamente 26.000 visitantes diários.

Toluca é uma cidade de quase um milhão de habitantes e é considerada parte da área metropolitana da capital, com alguns moradores se deslocando para a Cidade do México para trabalhar.

No passado, gangues incendiaram mercados públicos no México para extorquir pagamentos de proteção dos vendedores. No entanto, alguns incêndios recentes também foram iniciados por fornecedores que disputam a colocação de barracas nos mercados.

O ataque de segunda-feira foi o último caso de derramamento de sangue em Toluca, onde dois corpos esquartejados foram descobertos na semana passada.

Sinais encontrados com os corpos mostraram que o cartel de drogas Familia Michoacana reivindicou a responsabilidade. A gangue se originou no estado vizinho de Michoacan no início dos anos 2000.

Embora amplamente expulso de seu estado natal, o grupo criminoso se restabeleceu no estado do México e no estado vizinho de Guerrero, no sul. Mas isso colocou a Família Michoacana em uma sangrenta guerra territorial com outros grupos criminosos.

No fim de semana, os promotores de Guerrero disseram que quatro motoristas de táxi foram mortos a tiros, com pelo menos um de seus carros incendiado, dentro e ao redor da capital do estado de Chilpancingo.

Essa cidade foi palco de outro episódio de violência de gangues no final de junho, quando pedaços de sete corpos esquartejados foram deixados em uma rua do centro, junto com uma mensagem ameaçadora de uma gangue.

Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa