Kenneth Smith, um homem de 58 anos condenado à morte no Alabama, nos Estados Unidos, pode ser o primeiro a ser executado por asfixia com gás nitrogênio, um método que nunca foi usado no país e que é considerado cruel e desumano por especialistas.
O que é a asfixia com gás nitrogênio?
A asfixia com gás nitrogênio é um método de execução que consiste em colocar uma máscara conectada a um cilindro que libera apenas gás nitrogênio na face do condenado. Sem oxigênio, a pessoa morre sufocada em poucos minutos.
Segundo a rede CBS, esse é um método que não passou por testes e que pode causar dor, sofrimento e pânico no condenado. Além disso, médicos e veterinários são contrários a esse tipo de execução, pois alegam que é um método estressante e ineficaz para a eutanásia de mamíferos. O único setor no qual há uso de gás nitrogênio em animais é com galinhas.
Por que Kenneth Smith pode ser executado por esse método?
Kenneth Smith foi condenado à morte por um assassinato encomendado que ele cometeu em 1988.
Os estados dos EUA têm tido dificuldade para conseguir os químicos usados nas injeções letais, que são o protocolo mais comum para execuções. Os países europeus proibiram a indústria farmacêutica de vender esses produtos para serem usados em execuções.
Por isso, alguns estados estão retomando alguns métodos antigos de matar pessoas, como a cadeira elétrica, o pelotão de fuzilamento e o gás. Os estados do Alabama, Mississippi e Oklahoma aprovaram leis que permitem o uso de gás nitrogênio como alternativa à injeção letal.
Kenneth Smith processou o departamento prisional do Alabama por causa dos riscos envolvidos no uso de gás nitrogênio. Ele alegou que o método pode falhar e causar um derrame ou uma paralisia. Ele também disse que o método viola a Constituição dos EUA, que proíbe punições cruéis e incomuns.
Especialistas ligados à ONU afirmaram que essa seria a primeira vez, em qualquer lugar do mundo, que se usa um gás inerte para induzir uma asfixia e que isso viola tratados internacionais contra a tortura e o tratamento cruel e desumano.
Quando será a execução de Kenneth Smith?
O juiz R. Austin Huffaker, do Alabama, determinou que a execução de Kenneth Smith deve acontecer na semana do dia 21 de janeiro de 2024.
Ele afirmou em seu texto que Smith, o réu, não tem uma morte sem dor garantida, mas que no processo não ficou demonstrado o contrário, ou seja, que o método certamente ou provavelmente tem um grande risco ou causa grande dor.
Essa não será a primeira vez que tentam executar Smith. Em novembro de 2022, ele foi submetido à execução com injeção letal, mas não conseguiram inserir uma agulha na veia dele para introduzir o veneno. Ele é uma das duas pessoas vivas nos EUA que sobreviveram a uma tentativa de execução.
Compartilhe este post