Homem de 58 anos pode ser executado por asfixia no Alabama com método nunca usado no país

Homem de 58 anos pode ser executado por asfixia no Alabama com método nunca usado no país

Internacional

Kenneth Smith, um homem de 58 anos condenado à morte no Alabama, nos Estados Unidos, pode ser o primeiro a ser executado por asfixia com gás nitrogênio, um método que nunca foi usado no país e que é considerado cruel e desumano por especialistas.

O que é a asfixia com gás nitrogênio?

A asfixia com gás nitrogênio é um método de execução que consiste em colocar uma máscara conectada a um cilindro que libera apenas gás nitrogênio na face do condenado. Sem oxigênio, a pessoa morre sufocada em poucos minutos.

Segundo a rede CBS, esse é um método que não passou por testes e que pode causar dor, sofrimento e pânico no condenado. Além disso, médicos e veterinários são contrários a esse tipo de execução, pois alegam que é um método estressante e ineficaz para a eutanásia de mamíferos. O único setor no qual há uso de gás nitrogênio em animais é com galinhas.

Por que Kenneth Smith pode ser executado por esse método?

Kenneth Smith foi condenado à morte por um assassinato encomendado que ele cometeu em 1988.

Os estados dos EUA têm tido dificuldade para conseguir os químicos usados nas injeções letais, que são o protocolo mais comum para execuções. Os países europeus proibiram a indústria farmacêutica de vender esses produtos para serem usados em execuções.

Por isso, alguns estados estão retomando alguns métodos antigos de matar pessoas, como a cadeira elétrica, o pelotão de fuzilamento e o gás. Os estados do Alabama, Mississippi e Oklahoma aprovaram leis que permitem o uso de gás nitrogênio como alternativa à injeção letal.

Kenneth Smith processou o departamento prisional do Alabama por causa dos riscos envolvidos no uso de gás nitrogênio. Ele alegou que o método pode falhar e causar um derrame ou uma paralisia. Ele também disse que o método viola a Constituição dos EUA, que proíbe punições cruéis e incomuns.

Especialistas ligados à ONU afirmaram que essa seria a primeira vez, em qualquer lugar do mundo, que se usa um gás inerte para induzir uma asfixia e que isso viola tratados internacionais contra a tortura e o tratamento cruel e desumano.

Quando será a execução de Kenneth Smith?

O juiz R. Austin Huffaker, do Alabama, determinou que a execução de Kenneth Smith deve acontecer na semana do dia 21 de janeiro de 2024.

Ele afirmou em seu texto que Smith, o réu, não tem uma morte sem dor garantida, mas que no processo não ficou demonstrado o contrário, ou seja, que o método certamente ou provavelmente tem um grande risco ou causa grande dor.

Essa não será a primeira vez que tentam executar Smith. Em novembro de 2022, ele foi submetido à execução com injeção letal, mas não conseguiram inserir uma agulha na veia dele para introduzir o veneno. Ele é uma das duas pessoas vivas nos EUA que sobreviveram a uma tentativa de execução.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa