Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 448

Guerra Rússia-Ucrânia: Lista dos principais eventos, dia 448

Internacional

À medida que a guerra entra no seu 448º dia, analisamos os principais desenvolvimentos.

Aqui está a situação na quarta-feira, 17 de maio de 2023.

Brigando

  • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, elogiou os militares de seu país por supostamente derrubar seis mísseis hipersônicos russos Kinzhal em uma única noite. O Kinzhal, que significa “punhal” em russo, é uma das seis armas de “próxima geração” que o presidente russo, Vladimir Putin, gabou-se de não poder ser derrubado por nenhum dos sistemas de defesa aérea do mundo quando os revelou em 2018.
  • O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, rejeitou a alegação da Ucrânia de que ela derrubou os mísseis, dizendo que Moscou não havia lançado tantos, informou a agência de notícias estatal russa RIA.
  • O Ministério da Defesa da Rússia disse que seus mísseis destruíram um sistema de defesa contra mísseis terra-ar Patriot construído nos Estados Unidos em um ataque na Ucrânia, informou a agência de notícias militar Zvezda. Duas autoridades americanas não identificadas falando à agência de notícias Reuters disseram que um sistema de defesa antimísseis Patriot usado por forças ucranianas provavelmente sofreu algum dano de um ataque russo, mas não foi destruído.
  • O Comitê Internacional da Cruz Vermelha alertou que bombas, projéteis e minas não detonadas não apenas ameaçam a vida humana na Ucrânia, mas também correm o risco de tornar faixas de terras férteis inutilizáveis ​​nos próximos anos.
  • A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, disse que as forças ucranianas recuperaram cerca de 20 quilômetros quadrados (7,7 milhas quadradas) ao redor de Bakhmut, expulsando as forças russas dos flancos da cidade, mas ela admitiu que as forças de Moscou estão avançando mais fundo na cidade em apuros.
  • A Rússia lançou 80 ataques de artilharia na região de Kherson, na Ucrânia, incluindo 14 na cidade de Kherson. Seis pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas quando uma área residencial foi atingida, disse o governador regional Oleksandr Prokudin.
  • Dizia-se que as forças russas estavam concentrando seus esforços principais na direção das cidades orientais da linha de frente de Lyman, Bakhmut, Avdiivka e Maryinka.

ajuda militar

  • O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, prometeram construir uma “coalizão internacional” para equipar a Ucrânia com caças a jato e fornecer apoio “desde treinamento até a aquisição de jatos F16”, disse um porta-voz do escritório de Sunak em Downing Street em uma afirmação. O presidente francês, Emmanuel Macron, ofereceu-se anteriormente para treinar pilotos de caça ucranianos, mas descartou o envio de aviões de guerra para Kiev.
  • A Hungria recusou-se a aprovar o desembolso da próxima parcela de apoio militar à Ucrânia fornecida pelo Mecanismo Europeu para a Paz (EPF) da UE, dizendo que Budapeste “não concorda com o fato de que a União Européia, junto com outras ferramentas existentes, usa o Fundo Europeu Peace Facility apenas no que diz respeito à Ucrânia, uma vez que não permite que fundos suficientes sejam canalizados para promover os interesses da UE noutras áreas”. A UE forneceu um total de cerca de 3,6 bilhões de euros (US$ 3,9 bilhões) em apoio militar à Ucrânia até agora sob o EPF.

Diplomacia e política

  • A Agência Central de Inteligência dos EUA está incentivando os cidadãos russos a entrarem em contato com seus agentes por meio de um canal seguro na Internet, dizendo que a agência deseja ouvir oficiais militares, especialistas em inteligência, diplomatas, cientistas e pessoas com informações sobre a economia da Rússia e sua liderança.
  • O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse que o bloco agirá contra a importação de produtos petrolíferos da Índia que usam petróleo russo. Em raras críticas ao papel da Índia em ajudar a Rússia a escapar das sanções ocidentais, Borell disse que a UE não se importa com o aumento do comércio de petróleo entre a Rússia e a Índia, mas pediu uma repressão à revenda indiana de petróleo russo na Europa como combustível refinado, incluindo diesel.
  • Líderes do Conselho da Europa de 46 nações concordaram em criar um “registro de danos” para registrar a destruição da Ucrânia pela Rússia para futura compensação. O registro, a ser apresentado em Haia, visa registrar os custos tangíveis que a Rússia impôs à Ucrânia, disseram autoridades em uma cúpula do Conselho da Europa em Reykjavik, na Islândia.
  • Os líderes do G7 planejam endurecer as sanções contra a Rússia em sua cúpula no Japão nesta semana, disseram autoridades com conhecimento direto das discussões.
  • O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, disse que Putin e Zelenskyy concordaram em receber uma missão de líderes africanos sobre um possível plano de paz para o conflito.
  • A Ucrânia e a Rússia se enfrentarão perante o tribunal superior das Nações Unidas em 6 de junho, quando os juízes ouvirão a alegação da Ucrânia de que Moscou violou um tratado da ONU ao apoiar separatistas pró-Rússia identificados por um tribunal holandês como responsáveis ​​pela queda do voo da Malaysian Airlines em 2014 MH17, que matou centenas.
  • O Comitê Internacional de Resgate (IRC) pediu que o acordo de grãos do Mar Negro seja renovado, pois corre o risco de aumentar a instabilidade do mercado de alimentos. Os grãos da Ucrânia e da Rússia representam até 90% das importações para os países da África Oriental, que estão passando por uma grave crise de segurança alimentar, disse o IRC.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa