Governo holandês entra em colapso devido a plano para limitar ainda mais a imigração

Governo holandês entra em colapso devido a plano para limitar ainda mais a imigração

Internacional

O governo holandês entrou em colapso na noite de sexta-feira depois que os partidos da coalizão governista não conseguiram resolver uma disputa sobre como lidar com a migração, o que significa que o país realizará novas eleições gerais no outono.

O primeiro-ministro Mark Rutte, que está supervisionando seu quarto gabinete e é um dos líderes mais antigos da Europa, disse a repórteres na sexta-feira que apresentaria sua renúncia ao rei.

“Não é segredo que os parceiros da coalizão têm opiniões muito diferentes sobre a política de migração”, disse Rutte a repórteres em Haia na sexta-feira. “E hoje, infelizmente, temos que tirar a conclusão de que essas diferenças são irreconciliáveis.”

Um governo provisório chefiado pelo Sr. Rutte permanecerá no cargo até as eleições.

Durante meses, os partidos do governo de coalizão tentaram chegar a um acordo sobre a migração, debatendo os termos do reagrupamento familiar e a criação de duas classes de asilo: um temporário para pessoas que fogem de conflitos e outro permanente para pessoas que fogem de perseguições.

Organizações de notícias holandesas informaram que o Sr. Rutte pediu para limitar a entrada de filhos de refugiados de guerra que já estavam na Holanda e para fazer as famílias esperarem pelo menos dois anos antes de poderem ser unidas. O Sr. Rutte negou esses relatórios.

Mas dois partidos da coalizão, a União Cristã e o centrista D66, descobriram que não podiam chegar a um acordo com o partido de Rutte, levando a uma crise no governo.

“Um dos valores que são importantes nas propostas é que as crianças cresçam com seus pais”, segundo um comunicado da União Cristã. “Como uma festa de família, é isso que defendemos.” O partido disse que quer trabalhar de “coração e alma por uma política migratória humana e eficaz”.

Como em muitos países da Europa, a migração tem se mostrado uma questão intratável entre eleitores e partidos políticos na Holanda. No ano passado, as agências de ajuda holandesas lutou para ajudar centenas de requerentes de asilo que viviam em um acampamento improvisado fora de um centro de recepção superlotado, no que os trabalhadores humanitários descreveram como condições sombrias.

Os partidos governantes do governo holandês se reuniram repetidamente nos últimos dias para tentar encontrar um terreno comum, e o gabinete de Rutte se reuniu na sexta-feira para suas próprias negociações.

“Conversamos muito, estamos vindo aqui esta noite porque não tivemos sucesso”, disse a ministra da Defesa, Kajsa Ollongren, a repórteres ao entrar na reunião de gabinete, segundo a Associated Press.

“Todo mundo quer encontrar uma solução boa e eficaz que também faça justiça ao fato de que se trata de vidas humanas”, disse a ministra das Finanças, Sigrid Kaag, membro do partido D66, antes do início das negociações.

No ano passado, 21.505 pessoas de fora da União Europeia buscaram asilo na Holanda, de acordo com o governo holandês. Mais de 250.000 pessoas com “origem europeia” se mudaram para a Holanda em 2022, disse o escritório, afirmando que a maioria era de países da antiga União Soviética.

Rutte apoiou os esforços da União Européia para limitar a migração, visitando a Tunísia no mês passado com a primeira-ministra de extrema-direita da Itália, Giorgia Meloni, e uma importante líder da UE, Ursula Von der Leyen. Em uma articulação declaraçãoos líderes disseram que a União Europeia forneceria 100 milhões de euros, ou cerca de US$ 109 milhões, à Tunísia para “gerenciamento de fronteiras” e esforços de busca e resgate e anti-contrabando.


Com informações do site The New York Times

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa