O governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira (12), da cerimônia de entrega das viaturas, que ocorreu na Avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Assembleia Legislativa do Piauí, na capital.
“Este é um compromisso da gestão em potencializar as forças de segurança de forma concreta, aumentando o número de policiais e viaturas nas ruas”, disse Fonteles.
Além da entrega dos veículos, o Executivo Estadual já nomeou 1.105 policiais militares e autorizou o concurso público para 400 bombeiros.
As viaturas dispõem de giroflex de maior impacto e sistema integrado de comunicação. Os veículos serão distribuídos para todos os batalhões, para atuarem no policiamento ostensivo, de trânsito, meio ambiente e rural.
O sistema de comunicação, no padrão DMR Tier III, possui criptografia de ponta-a-ponta que permite a comunicação não somente de voz, mas também de dados, principalmente as informações precisas das viaturas pelo GPS, permitindo um tempo de resposta menor no atendimento de ocorrências. O centro integrado de comando e controle (CICC) vai coordenar estes procedimentos.
Para o comandante-geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes, o Governo do Piauí está com um olhar especial para a segurança pública, dobrando a frota de veículos à disposição dos policiais.
“É uma grande alegria receber essas viaturas com uma nova identidade visual. Vamos ter uma maior presença da polícia nas ruas, prevenindo crimes e reduzindo os índices de criminalidade. São ferramentas de trabalho que dão conforto e celeridade para dar uma melhor resposta à população”, reforçou o comandante.
O secretário de Estado da Segurança, Chico Lucas, destaca que isto faz parte de um grande investimento que o governador está empreendendo para garantir mais segurança, seja com mais homens, seja com equipamentos.
“Essas picapes vão ser destinadas a operações especiais no interior. Em breve, até o final do ano, teremos mais 400 viaturas, modelo Duster, para garantir um patrulhamento ostensivo. A distribuição das viaturas é imediata. Este é um recurso de mais de R$300 milhões que garante mais segurança pública”, acrescentou Chico Lucas.
Fonte: Governo do Piauí
Compartilhe este post