GERCOG participa de reunião com Instituto de Terras do Piauí (INTERPI) para firmar parceria no combate à grilagem

Piauí

Na manhã dessa segunda-feira (09), o Ministério Público do Estado, por meio Grupo de Atuação Especial de Regularização Fundiária e de Combate à Grilagem (GERCOG), participou de reunião virtual com a Gerência dos Povos e Comunidades Tradicionais (GPCT), setor vinculado ao INTERPI, para tratar da relação institucional entre os órgãos e firmar parceria visando fortalecer os trabalhos desenvolvidos pela GPCT/INTERPI. A Promotora de Justiça e coordenadora do GERCOG, Juliana Nolêto, representou o MPPI.

Na oportunidade, a representante da Gerência, consultora Liliane Amorim, apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo setor em todo o Estado, informando que há 224 Ações Discriminatórias, ou seja, uma ação para cada município piauiense visando identificar e titularizar os territórios dos povos e comunidades tradicionais do Estado do Piauí.

Ainda na ocasião, foi apresentado a quantidade de 29 processos administrativos de comunidades tradicionais com 02 territórios já titulados, bem como 102 processos de comunidades quilombolas, sendo 05 já titulados. E por fim, 20 processos de povos indígenas, sendo 03 já titulados.

Ao final da reunião, O GERCOG pediu à GPCT/INTERPI o encaminhamento de um relatório com o mapa das comunidades tradicionais do Estado que estão com ações discriminatórias, para que sejam acompanhadas pelo órgão ministerial.

Compartilhe este post
Canal da SorteMacedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa