Menu...

17 de dezembro de 2017

Público prestigia o I Festival Amarante Junino com manifestações folclóricas nesta sexta-feira


Hospital de Olhos

A abertura do I Festival Amarante Junino na noite desta sexta-feira (23) confirmou a força da identidade cultural do município por meio de manifestações em dois polos de animações: apresentações folclóricas no Ginásio Poliesportivo Municipal e atração musical na praça de eventos, em frente ao Ginásio.

A parte inicial do entretenimento se deu com o prefeito Diego Teixeira, assessores e servidores fazendo a animação com a Quadrilha Junina da Administração. A diversão continuou com as quadrilhas: dos idosos, Flor do Sertão(Amarante Novo) e Raio do Sol (Amarante Novo).

O festival, conduzido pelos apresentadores Doriana e Oliveira, teve sequência com as manifestações culturais Hip Hop (U.E. Polivalente), Capoeira (Centro de Convivência) Companhia & Júlio Dance, Grupo de Dança Baulê (MEAMAR), Cavalo Piancó (Ceapi) e o tradicional Boi de Amarante.

Para o público presente, as apresentações da noite foram a comprovação do conjunto de ações da Secretaria de Assistência Social que, por meio de aulas de dança, atividades esportivas, dentre outras, contemplam mais de 700 crianças e adolescentes de Amarante. A secretária Ana Tércia teve enaltecidas suas realizações frente ao município.

O secretário municipal de Cultura, Ronaldo Brandão, assegura que já sabia do peso do compromisso quando foi nomeado pelo prefeito Diego Teixeira para restabelecer a identidade de Amarante. Ele menciona parte das ações realizadas na missão que lhe foi confiada.

“Eu voltei dez ou quinze anos da minha infância esta noite, e é com muita alegria que realizamos o I Festival Amarante Junino. Quando fomos convidados pelo prefeito, sabíamos que seríamos cobrados. Em janeiro iniciamos com a Banda de Música, e depois tivemos o Zé Pereira – que não tinha o apoio do município. O próximo passo foi resgatar as danças por meio dos agentes culturais. Fomos ao Mimbó – que é um dos acervos cultural mais conhecidos no Brasil, e que estava sem reconhecimento pelo Poder Público. Nós vamos mostrar toda a nossa força cultural nesse festival. O município respira as forças da sua cultura, uma nova forma de administração, um novo rumo para a sua história. Fico emocionado em dar essa contribuição para o município”, disse o secretário.

O vice-prefeito, Mateus Vilarinho, em conversa com o SOMOS NOTÍCIA afirmou que o resgate cultural representa um passo importante, mas que muito mais, em benefício da população, está por vir. “Esses acontecimentos culturais há muitos anos não se via em Amarante. Temos crianças que estão vendo pela primeira vez essas manifestações! Essa será uma das marcas do nosso governo, até porque prometemos em campanha,e vamos cumprir! O nosso será um governo de realizações, e muito mais ações estão por vir. O nosso lugar esteve esquecido em todos os aspectos nos últimos dez anos por falta de gestão e por falta de interesse administrativo”.

O prefeito Diego Teixeira em seu discurso de abertura saudou ao público e agradeceu a todos pela presença e valorização cultural.

“Amarante tem sim uma cultura maravilhosa, muito bonita e um povo que gosta de fazer jus a essa tradição. Isso está provado. O nosso município tem uma força cultural muito grande e muito forte. Nossa gente é apaixonada por esses encantos que representam o que verdadeiramente somos. Agradeço a todos por esta valorização cultural e pela presença nesses dias de festa”, disse o gestor.

Ainda em seu discurso, o prefeito parabenizou à equipe de organização do Festival ao afirmar que “as secretarias trabalharam incansavelmente na realização do evento”. Na ocasião do evento, o gestor inaugurou a reforma do Ginásio Poliesportivo que sedia este ano o I Festival Amarante Junino.

Além dos secretários, participaram o assessor de Cultura, Melquíades Barroso, o ex-prefeito de Amarante, João de Miranda Peixoto; o diretor geral do Emater-PI, Marcos Vinícius, e o presidente da Câmara, Juliano Ayres.

O I Festival Amarante Junino tem neste sábado a sua segunda e última noite de apresentações. O palco será novamente o Ginásio Poliesportivo. Quadrilhas do Médio Parnaíba e São Francisco do Maranhão vão concorrer a prêmios que alcançam R$ 4 mil.

I Festival Amarante Junino | Fotos: Denison Duarte

I Festival Amarante Junino cultura prefeito

Foto: Denison Duarte


Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE