Press "Enter" to skip to content
Publicidade Esportes 3

Jogadores do Liverpool e da Seleção Portuguesa dão adeus a Diogo Jota e André Silva

Na manhã dessa sexta-feira (04), os corpos dos irmãos Diogo Jota, atacante do Liverpool, e André Silva, do Penafiel, chegaram a Portugal para o funeral e sepultamento, após um trágico acidente de carro na Espanha. A autópsia foi realizada no Instituto Forense de Zamora, Espanha, e, em seguida, os restos mortais foram transferidos para a Capela da Ressurreição em Gondomar, nos arredores do Porto, sendo recebidos por dezenas de torcedores. Gondomar é a cidade natal dos jogadores.

Funeral Diogo Jota e André Silva em Gondomar - Jogadores do Liverpool presentes

Desde o início da manhã de sexta-feira, familiares e amigos próximos de Jota e Silva se reuniram na capela em Gondomar para se despedir, incluindo os pais e o avô dos jogadores, e a viúva de Diogo Jota, Rute Cardoso, com quem ele teve três filhos. Rute Cardoso havia se casado com o jogador poucas semanas antes do acidente. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, também esteve presente, prestando sua homenagem e levando uma coroa de flores em nome do governo. O velório público teve início às 16h (horário local) desta sexta-feira, enquanto o funeral e o enterro estão previstos para o sábado, 5 de julho.

Publicidade Esportes 1

O acidente que vitimou os irmãos ocorreu na madrugada de quinta-feira, 3 de julho, na rodovia A52, nos arredores da cidade de Cernadilla, na Espanha. O carro em que estavam, um modelo Lamborghini, saiu da pista e pegou fogo, e ambos faleceram na hora. As autoridades suspeitam que a alta velocidade e o mau estado da pista possam ter contribuído para o acidente, além da hipótese de um estouro de pneu ter causado a perda de controle do veículo. O fisioterapeuta respiratório de Jota, Miguel Gonçalves, informou que o jogador estava retornando para a Inglaterra e havia optado por não viajar de avião devido a um pneumotórax, uma condição que exigia que ele evitasse voos por até seis semanas após uma cirurgia no pulmão para tratar uma costela fraturada. O plano dos irmãos era viajar de noite para evitar as altas temperaturas do verão europeu, descansar em Burgos, e seguir até Santander, onde pegariam uma balsa para o Reino Unido. O restante da família viajaria de avião.

Leia também:

Neste sábado, 5 de julho, o segundo e último dia do velório em Gondomar, diversos jogadores do Liverpool e da seleção portuguesa compareceram para prestar homenagens. Entre eles, estavam Virgil Van Dijk, capitão dos Reds, Andrew Robertson, Alexis MacAllister, João Cancelo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva, além dos técnicos Arne Slot, do Liverpool, e Roberto Martínez, da seleção portuguesa. Virgil Van Dijk e Andrew Robertson, inclusive, carregaram camisas com flores em homenagem aos irmãos. O agente de Jota, Jorge Mendes, também foi visto se juntando à família.

Publicidade Esportes 2
Funeral Diogo Jota e André Silva em Gondomar - Jogadores do Liverpool presentes

A morte de Diogo Jota, aos 28 anos, abalou o mundo do futebol, com mensagens de homenagem de ex-companheiros de equipe, clubes, líderes nacionais e torcedores. Em Anfield, estádio do Liverpool, torcedores deixaram flores, lenços e bilhetes. Clubes de futebol como Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Chelsea e Real Madrid realizaram um minuto de silêncio durante os treinamentos para suas partidas da Copa do Mundo de Clubes nos Estados Unidos. O técnico do Liverpool, Arne Slot, expressou o choque do clube e citou a famosa canção da torcida: “Minha mensagem para eles é muito clara: vocês nunca caminharão sozinhos”. Em Gondomar, cidade de cerca de 160 mil habitantes na área metropolitana do Porto, os moradores lutam para lidar com a morte súbita de um herói local. Na Academia Diogo Jota, em Gondomar, que ele inaugurou em 2022, foram depositadas velas, flores, cachecóis e camisas de diversos clubes em que ele jogou, bem como da seleção portuguesa.

Diogo Jota atuava pelo Liverpool desde 2020, acumulando 182 partidas e 65 gols, e conquistou a Premier League na temporada passada, além de duas Copas da Liga Inglesa e uma Copa da Inglaterra. Pela seleção de Portugal, disputou 49 jogos, balançou as redes 14 vezes e faturou o título da Liga das Nações em 2019 e 2025. Antes de sua passagem pelo Liverpool, jogou por Paços de Ferreira, Atlético de Madrid, Porto e Wolverhampton. Seu irmão, André Silva, era jogador do Penafiel, time da segunda divisão portuguesa, onde fez sete gols em 60 partidas.

Compartilhe este post
54Shares
Mission News Theme by Compete Themes.