A Secretaria Municipal de Assistência Social de São Francisco do Maranhão realizou, na manhã desta terça-feira (29), um evento dedicado ao Agosto Lilás no Ginásio Poliesportivo. O encontro teve como objetivo conscientizar a sociedade local sobre diversas formas de violência.
Durante o evento, foram abordados tipos variados de violência, incluindo a doméstica, de gênero, psicológica, a violência no ciberespaço, contra crianças e adolescentes, idosos e institucional.
Autoridades marcaram presença, dentre eles o prefeito Adelbarto, o promotor de Justiça Leonardo Soares, a advogada Dra. Doris Rosa, a coordenadora do CRAS Zildete Pachêco, a subsecretária de Assistência Social Carminha Viana, o diretor do Colégio Estado de São Paulo Odair Miranda, vereadores, secretários da atual gestão e também assessores municipais.
Durante a programação, houve uma apresentação de balé municipal e outra dos alunos do Judô de São Francisco do Maranhão, enriquecendo a programação.
O promotor de Justiça, Leonardo Soares, destacou a relevância dessas iniciativas: “O Brasil é um país muito violento em diversos aspectos e, consequentemente, violento contra as mulheres, violento contra as crianças, violento contra jovens, contra idosos. Então o problema atinge a todos nós. Iniciativas como esta, que visam reunir a comunidade, que também visam reunir idosos, crianças, adolescentes e outras iniciativas que existem no município, é que de alguma forma abrandam, amenizam a dificuldade que nós vivemos no dia a dia.”
Leia também no Somos Notícia:
A advogada Dra. Doris Rosa enfatizou a construção cultural da violência contra a mulher: “A violência contra a mulher é uma construção cultural. A nossa cultura constrói essa violência através de inúmeros atos somáticos que vão se somando. A violência contra a mulher está no abandono. Quantas mães vocês não conhecem aqui em São Francisco que foram abandonadas, que tiveram que criar seus filhos sozinhas?”, questionou.
O prefeito Adelbarto ressaltou a importância da conscientização: “Esse evento é para que, de fato, a gente possa estar lembrando de um problema tão crítico e tão grave que assola o nosso país, que assola praticamente o mundo todo, que a violência é contra mulher, violência contra idosos, violência contra crianças. Nós sabemos que a maioria dos problemas que a gente enfrenta no Brasil, a principal causa deles é a falta de conhecimento. O caso é muito grave, por isso que a gente fez questão de realizar este evento.”
Este encontro, segundo a Assistência Social, demonstra o compromisso de São Francisco do Maranhão em combater diferentes formas de violência e promover a conscientização na sociedade.
A Secretária de Assistência Social, Helaine Wiselle, enfatizou ao Somos Notícia, que “este evento é um passo fundamental na missão de criar uma sociedade mais consciente e ativa na prevenção de diversas formas de violência. A união de autoridades, especialistas e a comunidade demonstra o comprometimento de São Francisco do Maranhão em enfrentar esses desafios e promover um ambiente mais seguro para todos os cidadãos.”
Colaboração: Vando Clepi