O futuro governador do Estado, Zé Filho (PMDB) propôs e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) aprovou a reabertura do HGV para atendimentos de urgência. A declaração foi dada na manhã de hoje, durante o lançamento do Orçamento Popular para 2015.
Segundo o prefeito, que se reuniu no último sábado com Zé Filho para tratar sobre as questões relacionadas à saúde pública na capital, o funcionamento do HGV como pronto socorro é uma boa ideia. “É uma discussão que foi levantada pela equipe de transição, especialmente pelo doutor Paulo Márcio”, disse Firmino.
Caso se candidate a deputado federal, Paulo Márcio deve indicar o próximo secretário estadual de saúde. Do contrário, a vaga será ocupada por ele mesmo.
Atualmente, o HGV realiza procedimentos de média e alta complexidade, principalmente cirurgias eletivas. Firmino destacou que Zé Filho propôs uma alternativa diferente, mas que está sendo discutida. “Eu sou a favor de melhorar a urgência do HUT. E eu acho uma coisa interessante para a cidade”, disse o prefeito.
Por outro lado, o governador Wilson Martins (PSB), que deixa o cargo no dia 4 de abril para se candidatar a uma vaga no senado, já declarou que é contra a reabertura do HGV para atendimento de urgência. Wilson Martins defende que o Hospital Universitário desempenhe essa função, ajudando a desafogar o HUT.
Fonte: portalodia
Compartilhe este post