AMARANTE

Piauí

Escola Piauiense de Trânsito realiza palestra educativa no CIEF Deputado Federal Moraes Souza em Buriti dos Lopes

Publicado em

Piauí

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito, realizou nesta última terça feira (21) uma palestra educativa no Centro Integrado de Ensino Fundamental Deputado Federal Moraes Souza (CIEF) que fica localizado no munícipio de Buriti dos Lopes-PI, cerca de 302 km de distância de Teresina.

A palestra foi voltada para os alunos do Ensino Fundamental, com a faixa etária de 13 a 16 anos, e contou com  o apoio da coordenadora pedagógica Liliamy Carvalho e do professor Carlito Lima Fonteneles e com a participação dos educadores de trânsito Oneide Santos, e de James Sousa, que ministraram a palestra e do educador Afonso Sousa.

A Coordenadora pedagógica Liliamy Carvalho disse que o CIEF fica entusiasta com a chegada da escola, já que muitos jovens da escola já estão chegando em uma fase da vida no qual trafegam no trânsito e não sabem dos reais perigos que existem.

“Temos muitos alunos da zona rural no qual necessitam atravessar a faixa de pedestre e por conta do horário, as vezes recorrem por atravessar sem olhar com cuidado o trânsito, além de alguns alunos no qual vem acompanhado de seus familiares e amigos com algum veículo e não se protegem de forma corretamente, por isso é importante esta palestra”, afirmou ela.

Leia Também:  Caminhão tomba e mata motorista em BR do PI

Durante a intervenção, houve a apresentação de vídeos educativos pelos educadores e também houve a entrega de panfletos com QR Code no qual dá acesso ao material educativo do Detran-PI, novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além do guia para o ciclista no trânsito.

Vamos falar de segurança no trânsito?

Entre em contato com a Escola Piauiense de Trânsito através do e-mail: [email protected] e solicite uma ação ou palestra educativa para sua instituição ou empresa.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Piauí

MPPI obtém decisão favorável para que Estado do Piauí resolva problema de superlotação em penitenciária de Floriano

Publicados

em

Foto: o Promotor de Justiça Danilo Henriques (no centro) inspecionou a Penitenciária Vereda Grande

A 4ª Promotoria de Justiça de Floriano obteve decisão liminar favorável em ação civil pública (ACP) ajuizada com o objetivo de viabilizar o remanejamento de presos da Penitenciária “Gonçalo de Castro Lima” (Vereda Grande).

A ação foi proposta pelo Promotor de Justiça Danilo Carlos Ramos Henriques, que havia realizado inspeção na unidade prisional, em maio deste ano. O representante do Ministério Público constatou que 291 detentos estavam sob custódia no local, sendo que a capacidade é para apenas 200. Em junho, o diretor da penitenciária informou que o total de presos chegou a 305.

O Promotor de Justiça ressalta que a situação configura violação dos princípios da dignidade da pessoa humana, da legalidade, da razoabilidade e da humanidade. “A superlotação da unidade prisional acarreta riscos à segurança, tanto a dos detentos como a dos servidores. Além disso, a inércia estatal no cumprimento das obrigações relativas aos direitos dos detentos enseja a tutela jurisdicional, já que as condições da penitenciária se mostram insustentáveis”, destacou Danilo Henriques.

Leia Também:  A oposição no Piauí terá candidato ao governo estadual

Para que o remanejamento não cause desestabilização da administração penitenciária, o MPPI requereu que ele seja realizado de forma gradual, em quatro etapas. O plano proposto pela Promotoria de Justiça foi integralmente acolhido pelo Poder Judiciário. Na última sexta-feira, 01, o Juiz de Direito Carlos Marcello Sales Campos proferiu a decisão favorável, determinando que o Estado do Piauí execute as providências necessárias.

A cada quinze dias, devem ser realocados 25 detentos, até que a quantidade de pessoas sob custódia fique adequada à capacidade da penitenciária, ou seja, de no máximo 200 internos.

Fonte: Ministério Público do PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA