O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto, localizado na zona sudeste de Teresina, foi contemplado, nessa terça-feira (2), com a entrega do laboratório de corte e costura para o curso técnico em Produção de Moda, ofertado aos estudantes da escola.
Na ocasião, as estudantes do curso tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra ministrada por a profissional da área de Design de Moda Fernanda Pinheiro que compartilhou informações sobre o conceito de moda e um pouco da sua experiência na área. “Eu fiquei muito feliz em saber desse curso técnico de Moda ofertado aqui. Isso é muito importante porque os alunos já saem com a profissão. É uma indústria que precisa de profissionais formados. O mercado precisa de profissionais capacitados e formados na escola e na universidade, pois ainda temos muita gente que aprendeu o ofício apenas em casa. O ensino técnico e universitário trazem técnicas e conhecimentos mais específicos que são muito importantes para a indústria prosseguir”, reforça a palestrante. Em seguida, foi feita a entrega do laboratório de corte e costura e apresentação das máquinas e suas funcionalidades.
A estudante do curso técnico em Produção de Moda Raissa Gabriele revela suas expectativas com o curso. “Esse curso será muito importante para a nossa história, por meio da arte, tecnologia e, principalmente, para o nosso futuro. Eu espero que ele traga ainda mais conhecimento para mim, reforçando os preceitos de que a moda não é só costurar”, completou a aluna.
No momento estiveram presentes, o superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (Suetpeja) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Paulo Henrique Pinheiro; a diretora da Unidade de Ensino Técnico e Profissional (Uetep) da Seduc, Adriana Moura; e a diretora do CEEP José Pacífico de Moura Neto, Maria das Dores Andrade. “Estamos proporcionando aos nossos estudantes da rede estadual de ensino toda a estrutura necessária para qualificar ainda mais os nossos cursos técnicos e profissionais. A ideia é que, com os materiais e uma estrutura moderna e tecnológica, os estudantes finalizem o ensino médio mais preparados para o mundo do trabalho”, declara o superintendente Paulo Henrique.
A escola atende a um público de 1.200 alunos, nos turnos manhã, tarde e noite, com ensino médio integrado e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Técnico. Dentre os cursos técnicos ofertados estão: Informática, Enfermagem, Edificações, Sistema de Energias Renováveis, Manutenção Automotiva, Metrologia, Análises Clínicas, Produção de Moda, Farmácia e Segurança do Trabalho.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que estão sendo realizadas ações concretas para expandir o número de matrículas no ensino profissional e técnico voltado para as vocações produtivas do estado. “Queremos melhorar o fluxo dos nossos alunos para os cursos técnicos e qualificá-los para o ingresso no ensino superior e para o mercado de trabalho”, finaliza o gestor.
Fonte: Governo PI
Compartilhe este post