CBF confirma erro em pênalti que decidiu vitória do Palmeiras contra o Sport. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta segunda-feira, um parecer técnico do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), atestando que houve erro da arbitragem na marcação do pênalti que deu a vitória ao Palmeiras por 2 a 1 sobre o Sport. A partida, válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série A, foi disputada no último domingo, na Ilha do Retiro.
Segundo o comitê, a decisão de assinalar a penalidade máxima, ocorrida aos 42 minutos do segundo tempo em um lance entre o lateral-direito Matheus Alexandre e o meia Raphael Veiga, foi equivocada. O parecer técnico detalha que “o defensor toca claramente a bola e não faz um movimento adicional que possa justificar a infração marcada. O contato é acidental”. Ainda de acordo com o CCEI, o toque posterior no atacante foi “leve e inevitável”, consequência natural da dinâmica do jogo, e que, portanto, não havia motivo suficiente para a marcação do pênalti, sendo uma situação clara para a intervenção do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR).
A análise do CCEI contrasta com o que foi evidenciado na gravação da cabine do VAR, divulgada após a partida. Na conversa entre o árbitro de campo, Bruno Arleu, e o árbitro de vídeo, Rodrigo Sá, este último validou a marcação do pênalti, alegando que a trajetória da bola não havia sido alterada após o toque do defensor e que haveria um “calço”.
Diante da confirmação do erro em pênalti, a CBF comunicou o afastamento por tempo indeterminado do árbitro Bruno Arleu de Araújo e do árbitro de vídeo Rodrigo Nunes de Sá. A decisão da comissão de arbitragem da entidade se baseou justamente no parecer do CCEI.
A diretoria do Sport não ficou satisfeita com o reconhecimento do erro e anunciou que entrará com uma representação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta terça-feira. O clube pernambucano busca que o tribunal investigue a conduta de Bruno Arleu e Rodrigo Nunes de Sá para apurar se houve alguma infração passível de punição pelo órgão. O lance do pênalti polêmico continua sendo assunto no meio esportivo, gerando debates sobre a atuação da arbitragem e a utilização do VAR no futebol brasileiro.
Leia também:
- Calendário do Palmeiras 2025: próximos jogos, datas e onde acompanhar o Verdão
- Botafogo recebe Palmeiras no primeiro jogo das oitavas da Libertadores
- Flamengo e Palmeiras se enfrentarão nas oitavas da Copa do Brasil

Com informações do ge
Compartilhe este post