MPPI visita entidade beneficiada com recursos de transações penais perante juizados de Teresina

Piauí

Na manhã dessa quarta-feira, 18, a promotora de Justiça Raquel Galvão, titular da 23ª Promotoria de Justiça de Teresina, deu início às ações direcionadas ao cumprimento do Calendário de Visitas Institucionais para o ano de 2023. A representante do Ministério Público realizou, com o apoio técnico da servidora Maria Luíza da Silva Lima, assistente social, e da estagiária Ananda Ludymila da Rocha dos Santos, vistoria na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Casa de Repouso Manain, situada no bairro Esplanada, na capital piauiense.

A entidade beneficiada recebe valores provenientes das transações penais realizadas em audiências perante os Juizados Especiais Cíveis e Criminais Zona Sul 1 – Bela Vista e Zona Leste 1 – Piçarreira, ambos de competência da 23ª PJ.

MPPI visita entidade beneficiada com recursos de transações penais perante juizados de Teresina
MPPI visita entidade beneficiada com recursos de transações penais perante juizados de Teresina

A visita teve a finalidade de atualizar as informações sobre o funcionamento da instituição e verificar como a ILPI está utilizando os recursos oriundos dessas transações penais efetivadas durante o ano de 2022. Na ocasião, a coordenadora do abrigo, Nadja Vieira da Silva, prestou os esclarecimentos requisitados.

O instituto da transação penal é previsto pela Lei nº 9.099/95, a Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, que possibilita a aplicação de imediata medida alternativa, não privativa de liberdade, e cujo cumprimento encerra o procedimento e evita a instauração da ação penal. A lei contempla órgãos competentes para a conciliação, o julgamento e a execução de infrações penais de menor potencial ofensivo, mediante procedimento baseado nos critérios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, com a finalidade de permitir solução para os conflitos cotidianos de forma mais rápida e eficiente.

De acordo com a coordenadora da ILPI, os recursos pecuniários destinados à Manain são aplicados em ações emergenciais para manter em funcionamento a rotina de serviços prestados pelo abrigo e na aquisição de itens essenciais ao bem-estar dos idosos acolhidos, como a compra de fraldas, o pagamento de cuidadores para idosos que se encontram hospitalizados, o transporte por aplicativo nos deslocamentos de urgência com os idosos e outras ações de cunho emergencial. Ela declarou que esses valores são de suma importância para manutenção da instituição.

Fonte: Ministério Público do PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa