cadastro ambiental rural em Amarante str

Empresa dá início ao Cadastro Ambiental Rural no STR de Amarante

Amarante

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Amarante, em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag-PI) e a Prefeitura Municipal, iniciou nesta segunda-feira (8) o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A registro eletrônico dos imóveis rurais está sendo concedido gratuitamente pelo Governo Federal a todos os proprietários que tenham até 280 hectares.

Ao todo, nove municípios do Piauí, incluindo Amarante, terão disponibilizado o serviço de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

Uma equipe de engenheiros florestais da empresa Saltus Consultoria Ltda vai estar esta semana na sede do STR para atendimento ao público do município.

Segundo informações, os donos de propriedades que optarem por não realizar o cadastro terão impedimentos na aquisição de empréstimos, venda de terra, dentre outros.

Todos os produtores rurais devem apresentar a identidade, CPF e o documento da terra – escritura, contrato de compra e venda, título, dentre outros.

“Os bancos já estão cobrando esses cadastros. Se o dono da terra não fizer, não terá como obter financiamentos nos bancos. Ao chegar na instituição financeira, o banco vai cobrar o Cadastro Ambiental Rural para conceder o financiamento. Caso não tenha feito, o produtor vai ter que pagar um técnico para fazer”, afirmou o coordenador Diego Poczwardowski.

O serviço está sendo executado em todo o Brasil, por meio do Serviço Florestal Brasileiro. A Saltus Consultoria realiza o trabalho por meio de imagens de satélites e visitas às propriedades rurais.

Com o coordenador do projeto Diego Poczwardowski, estão os engenheiros florestais Maurício Piazza e Janderson Wantz.

O assessor de Meio Ambiente da Fetag, Genival Araújo, esteve no STR logo na abertura dos trabalhos na manhã desta segunda-feira. Segundo ele, o momento é muito positivo aos agricultores.

“Na verdade, trata-se de um momento muito positivo aos pequenos proprietários rurais que não fizeram o seu cadastro. Esse projeto nacional traz um benefício muito importante junto aos bancos, que hoje colocam o CAR como uma obrigatoriedade. A Fetag se faz presente nesse trabalho incentivando, buscando cada vez mais a participação de outros municípios”, afirmou o assessor.

“É muito importante que todos os proprietários nos procurem para agilizarmos esse cadastro. Temos hoje em torno de 40 pessoas, o que já é muito bom. Se a demanda não aumentar, não tem como a empresa permanecer em Amarante ao longo da semana”, considerou a presidente o STR, Luíza Neta.

O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, pediu em seu perfil numa rede social a colaboração dos proprietários rurais do município para a realização dos cadastros. “O Cadastro Ambiental Rural foi iniciado hoje no STR de Amarante com o apoio da Prefeitura Municipal. Quero pedir a colaboração dos donos de áreas rurais para que compareçam esta semana à entidade e façam os cadastros das suas propriedades!”

Os produtores rurais que precisam fazer o cadastro, devem comparecer à sede do STR das 8h às 12h e de 1h15 até às 17h.

Fotos: Denison Duarte

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Grupo Pitagoras Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa