AMARANTE

setembro amarelo

Em São Francisco do MA, servidores da Educação, Saúde e Assistência Social discutem a valorização da vida

Publicado em

Notícias de São Francisco do MA

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã dessa sexta-feira, sob a coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma palestra com servidores da Saúde, Assistência Social e também da Educação, evento alusivo à campanha nacional ‘Setembro Amarelo’, por ser este o mês de prevenção ao suicídio.

O encontro, que destacou a valorização da vida, foi amplamente abordado pela enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Samu, Haylla Simone, pela enfermeira plantonista do Samu, Neumária Barbosa, e pelo coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com a enfermeira Haylla Simone, foi possível construir grupos de discussão e simulação para melhor trabalhar o tema com foco na valorização da vida e na importância do cuidado continuado e da empatia.

“O evento foi importante para o fortalecimento da rede de atenção psicossocial do município, favorecendo a capacitação dos profissionais para agilizar e melhor atender os usuários do sistema frente à tentativas de suicídio. Conseguimos criar um vínculo entre saúde, educação e assistência social e fortalecer a comunicação em rede para que a assistência de qualidade seja sempre a nossa ferramenta de trabalho”, disse Haylla.

Leia Também:  Médica relata drama vivido em São Francisco do MA: "Estamos passando o pior momento da pandemia"

A iniciativa da Secretaria de Saúde tem contemplado também servidores das escolas da Rede Municipal de Ensino na zona rural, a exemplo da escola Mãe Júlia, que fica na comunidade Tapera. Servidores do estabelecimento foram beneficiados com uma palestra sobre o tema na última quarta-feira (15), também coordenada pelos profissionais do Samu.

O secretário municipal de Saúde, Raimundo Neto, informou que a ação vai durar todo o mês de setembro. Segundo ele, o debate é resultado de uma parceria entre as três secretarias. “O Samu está realizando essa palestra em todas as Unidades Básicas de Saúde com a finalidade de levar os profissionais a um olhar crítico para identificar com os seus usuários se há algum problema, seja na Educação, na Saúde e dar os encaminhamentos devidos. Essa parceria com as secretarias veio para melhorar a realização dessas ações em prol dos franciscoenses.”

Como apoio na ação, o município dispõe de diversos profissionais para casos de urgência ou emergência, a exemplo do hospital que funciona 24 horas/dia com médicos, enfermeiros e técnicos em Enfermagem. O município dispõe ainda de seis equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com médicos, enfermeiros, e ainda três psicólogos e assistentes sociais no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atendimento durante a semana.

Leia Também:  Condutor de carreta morre em grave acidente em Corrente

Fotos: Vando Clepi

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícias de São Francisco do MA

Em agradecimento, familiares de Ronaldo Prata vão realizar culto em Ação de Graças em São Francisco do MA

Publicados

em

Familiares e amigos de Ronaldo Prata vão realizar um culto em ação de graças neste sábado (23) em São Francisco do Maranhão em agradecimento pela recuperação da sua saúde. Ele foi infectado pelo novo coronavírus e lutou intensamente contra a doença, recebendo alta médica no dia 20 de janeiro deste ano.

Ronaldo foi o primeiro franciscoense a ser entubado após contrair a doença, ficando 20 dias internado em um hospital de Timon-MA.

Após a recuperação, Chagas Prata, que é irmã de Ronaldo, disse que a família se fortalecia em orações. “Os primeiros dias foram os piores. Depois de notícias boas chegavam notícias ruins, mas nunca deixamos de crer no Senhor, que pode todas as coisas.”

Ronaldo Prata tem três filhos e é casado com Maria José. A sua volta para casa após a recuperação no dia 20 de janeiro foi marcada por forte emoção de familiares e amigos.

O culto deste sábado traz como tema: ‘Sou um Milagre’ e será realizado pela Igreja Batista em frente à Rodoviária de São Francisco do Maranhão, a partir das 19h30 com a presença de amigos e familiares.

Leia Também:  Condutor de carreta morre em grave acidente em Corrente


COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA