AMARANTE

avaliação médica

Em coma profundo, cantora Paulinha Abelha necessita de hemodiálise

Publicado em

Famosos

coma profundo hemodiálise

Depois de 17 dias de internação, a cantora Paulinha Abelha segue em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Primavera, em Aracaju-SE. O último boletim médico divulgado nesta quarta-feira (23) informou que a cantora necessita de hemodiálise para ajuste da função renal.

“Informamos que a paciente Paula de Menezes Nascimento Leca Viana segue internada em unidade de terapia intensiva. Mantém quadro neurológico inalterado em quadro de coma, sem necessidade de medicamentos para ajuste da pressão, respirando com suporte de aparelhos, mantendo a oxigenação adequada e necessitando de hemodiálise para ajuste da função renal. Segue realizando exames para a avaliação e monitoramento contínuo das disfunções orgânicas (neurológica, hepática e renal)”, diz o boletim assinado pelos médicos Ricardo Leite e André Luis Veiga de Oliveira.

Paulinha Abelha foi internada no dia 11 de fevereiro em Aracaju, onde foi diagnosticada com problemas renais após o encerramento de uma turnê que fazia com a banda, em São Paulo. Não há informações sobre a causa. A cantora teve o fígado também afetado com uma infecção, que foi contornada a tempo.

Leia Também:  De biquíni, Karina Bacchi exibe o corpo perfeito e dá dicas

Após três dias, a cantora precisou ser encaminhada para a UTI para fazer diálise, que é a remoção de substâncias tóxicas do organismo, fazendo o papel dos rins. Ela teve uma piora clínica no quadro e entrou em coma, desenvolvendo um quadro neurológico considerado grave. Ela passou a respirar com a ajuda de ventilação mecânica.

O estado de saúde da cantora foi atualizado nessa terça-feira (22) pela equipe médica do hospital durante uma coletiva, que teve a participação de Marcos Aurélio Alves (neurologista), Ricardo Leite(diretor técnico ) e André Luís Veiga (intensivista).

“Ela está em coma profundo, mas em nenhum momento falamos de morte encefálica. Ela está coma, e não morta, há uma injúria encefálica, mas isso é uma condição potencialmente reversível, não existe irreversibilidade. Sobre o prognóstico, como ela vai conseguir estabilizar essa parte neurológica, vamos ter que analisar”, afirmou Marcos Aurélio.

O neurologista explicou que, na escala Glasgow, criada em 1974 e usada por médicos para entender o nível de consciência do paciente e sua gravidade, Paulinha está no 3 (a escala vai de 3 a 15). “Aqui, nesta sala, estamos no nível 15, que é o mais alto”, disse ele, aos jornalistas. “A pergunta que fazemos é: ‘quais etiologias justificam uma pessoa estar nesta escala, com a nota 3?’ É um rebaixamento sensorial severo”, afirmou, confirmando que novos exames serão feitos. No caso da cantora, em coma profundo, ela não apresenta resposta aos estímulos externos nem sensoriais.

Leia Também:  Falcão se defende sobre processo de investigação de paternidade

Com informações da Revista Quem

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Famosos

Marília Mendonça completaria 27 anos nesta sexta-feira

Publicados

em

marília mendonça 27 anos

A cantora Marília Mendonça faria nesta sexta-feira 27 anos. Após a tragédia que a vitimou fatalmente, a rainha da sofrência ganhou a sua primeira obra biográfica.

O livro, de autoria do jornalista Bruno Ribeiro, descortina a vida da cantora desde o início da sua carreira, revive o auge e também a revolução que ela comandou dentro do sertanejo, revelando aspectos pouco explorados como sua paixão pela Literatura.

Marília também gostava de escrever, e isso era muito intenso por ter começado ainda na sua infância, tanto que o livro revela um poema feito por Marília, dedicado à mãe – dona Ruth Moreira, quando tinha apenas 7 anos.

“O que mais me chamou atenção é o amor dela pelos livros e pela literatura, e como isso influenciava o processo criativo dela. Tem um capítulo só sobre isso. Por exemplo, o autor preferido da Marília era o Bukowisk [Charles Bukowisk, escritor alemão que morreu em 1994], ela tinha na estante uma biografia da pintora Frida Kahlo. Ela diz que começou a ler muito na infância porque era tímida, então se apegava aos livros, e nisso surge o poema que ela escreveu aos sete anos para a dona Ruth , um poema muito bonito”, disse o autor ao g1.

Leia Também:  Cena de ciúmes de Ivete Sangalo durante show se espalha na internet e vira música

Na data do seu aniversário, o nome da cantora já aparece entre os assunto mais comentados com diversas homenagens de admiradores da artista.

Familiares, admiradores e amigos amanheceram nesta sexta-feira com o sabor amargo da saudade em razão da data em que completaria 27 anos.

“Hoje é aniversário da Marília. Há 27 anos nascia a mulher que mudou a música brasileira. Obrigado por tudo Marília Dias Mendonça!”, escreveu um perfil dedicado à artista.

“Hoje, 22 de julho, a eterna Marília Mendonça completaria 27 anos de idade. Nos resta muita saudade e separar um tempinho do dia para relembrar o legado dessa artista que mudou o Brasil. Para sempre em todos os cantos e em todos os corações”, tuitou outro perfil.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA