Foi publicada nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial da União a portaria n° 600 do Ministério da Saúde que destina um valor a mais anual de R$ 28.245.209,50 a ser incorporado ao teto MAC – custeio de ações de saúde de alta e média complexidade – do Hospital Universitário do Piauí (HU). A Portaria foi assinada ontem, pela ministra Nísia Trindade, atendendo a pedido do deputado Dr Francisco (PT/PI), reforçado pelo senador Wellington Dias.
“É mais uma luta bem sucedida que concluímos com vitória”, festejou o deputado que, desde fevereiro, articulava os recursos para o HU, apresentou a demanda ao Ministério, viabilizou a formalização da proposta, acompanhou os ajustes técnicos no projeto de investimentos e todo o trâmite de organização para liberar os recursos.
Veja também
Com esse aumento da receita, o HU ampliará a quantidade de cirurgias – especialmente as cardíacas -, tratamento de câncer, mais leitos para internações, além de exames e consultas de especialistas para reduzir as filas de espera dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
O investimento também favorece a formação de profissionais de saúde, já que o HU é hospital escola com diversos programas de residência médica.
Linha do tempo
Em fevereiro deste ano, o deputado Dr Francisco visitou o Hospital e acolheu a reivindicação do superintendente do HU, Paulo Márcio, para aumento do teto financeiro do Hospital. Em seguida, encaminhou a solicitação ao governo federal, pleito reafirmado pelo senador Wellington. De março até agora, Dr Francisco participou de uma série de encontros técnicos com o presidente da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Arthur Chioro; o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Miranda; o secretário-executivo adjunto, Elton Bandeira, e outros
representantes do Ministério da Saúde para formalizar a proposta, acompanhar os ajustes técnicos solicitados pelo Ministério e garantir celeridade nos encaminhamentos para liberação dos recursos.