Nesta sexta-feira (08), é celebrado o Dia Mundial do Urbanismo. Trata-se de uma oportunidade para refletir sobre caminhos possíveis para os graves problemas urbanos, integrando poder público, profissionais e sociedade. A data, comemorada há 65 anos em mais de 30 países, é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de promover a consciência, a sustentabilidade, a promoção e a integração entre a comunidade e o urbanismo. Neste ano, com as Eleições Municipais para prefeitos e vereadores, a data ganha um destaque especial. O Brasil comemora oficialmente o Dia do Urbanismo desde 1987.
O urbanismo consiste no estudo das relações entre o espaço e a sociedade que nele vive. A área está relacionada ao funcionamento das cidades e vários fatores que contribuem para a sua organização como a mobilidade urbana, infraestrutura, arquitetura, economia, política, meio ambiente entre outros.
Dessa maneira, o Urbanismo busca compreender e moldar o crescimento das cidades, considerando fatores sociais, econômicos, culturais e ambientais. Com isso, o Urbanismo surge como uma resposta a esses desafios, buscando criar ambientes urbanos que atendam às necessidades e aspirações das comunidades.
Além disso, no cerne do Urbanismo está o planejamento urbano, que envolve a concepção, implementação e gestão de estratégias para o desenvolvimento das cidades. O que inclui o desenho de ruas, praças, parques, sistemas de transporte, infraestruturas e a distribuição de usos do solo.
O objetivo é otimizar o espaço, promover a mobilidade eficiente, garantir o acesso a serviços básicos, preservar o patrimônio cultural e natural, e promover a qualidade de vida dos habitantes.
O Dia Mundial do Urbanismo propõe uma discussão sobre a promoção e criação ou resolução de questões que possam contribuir para melhor qualidade de vida.
Como finalidade principal o urbanismo propõe a integração de políticas públicas como sistema de transportes e o uso e ocupação do solo urbano, locais para habitação, lazer e cultura assim como o planejamento de áreas verdes.
Esta data comemorativa foi instaurada em Buenos Aires, em 1934, por Carlos María Della Paolera, o primeiro sul-americano a se formar no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris.
Texto: Karla Neto
Compartilhe este post