Desmistificando a Homeopatia na Saúde Ginecológica

Desmistificando a Homeopatia na Saúde Ginecológica

Saúde

A homeopatia trata-se de uma terapia natural secular que foi fundada na Alemanha no final do século XVIII. O que nem todos sabem é como a homeopatia é fundamental na saúde ginecológica.

Por conta do preconceito contra esse tipo de terapia, que muitos ainda afirmam erroneamente tratar-se apenas de placebo, muitas mulheres deixam de usufruir dos benefícios que a homeopatia pode promover para a sua saúde.

Pensando nisso, resolvemos trazer este conteúdo com o objetivo de desmistificar de uma vez por todas a questão da homeopatia na saúde ginecológica e falar mais sobre a sua importância. Acompanhe!

O que é a homeopatia?

De forma resumida, podemos explicar a homeopatia como sendo um tipo de tratamento natural que foi desenvolvido baseado no princípio da semelhança ou dos semelhantes.

Esse princípio diz que uma substância que pode ocasionar sintomas em um paciente saudável também é capaz de ocasionar a cura em indivíduos doentes com os mesmos sintomas.

Portanto, ela diverge principalmente da medicina alopática ou convencional por não tratar partindo do contrário, combatendo sintomas, mas usando estratégias semelhantes.

A partir disso, acredita-se que é possível alcançar o total equilíbrio do corpo tanto físico, quanto mental e também energético, por meio da energia vital.

Um outro ponto importante é que esse tratamento é natural e tem como foco principal o uso de medicamentos em doses mínimas e que não geram efeitos colaterais nos pacientes.

Esses medicamentos são feitos a partir de substâncias que podem ter origem animal, vegetal ou ainda mineral, e que passam por diluições para que não façam.

Além disso, vale ressaltar ainda como a homeopatia é um tipo de tratamento que também tem efeitos bem rápidos e não apenas de longo prazo.

Sendo assim, conforme o que se quer tratar e os objetivos estipulados, é possível conseguir a cura do paciente de maneira completa através do equilíbrio do todo e não somente do desaparecimento dos sintomas.

Bom, em meio a tudo isso, algo que fica claro é como a homeopatia pode ter as mais variadas aplicações dentro das áreas médicas, como é o caso da saúde ginecológica.

E é sobre isso que nós iremos tratar nos próximos tópicos. Acompanhe!

O uso da homeopatia dentro da área ginecológica

Um ponto muito interessante aqui é que nós queremos desmistificar a homeopatia para você. Portanto, isso significa mostrar como essa terapia pode ser extremamente eficiente para tratar problemas na área ginecológica.

Na verdade, a homeopatia tem uma enorme importância na saúde das mulheres de uma forma geral, pois ela pode ser usada até mesmo com o objetivo de se promover o equilíbrio hormonal sem a utilização da reposição de hormônios.

Na questão ginecológica, é possível fazer a aplicação da homeopatia nestes pontos: 

  • Como uma forma de aliviar os sintomas decorrentes da tensão pré-menstrual o que é importante, em especial, nas mulheres que sentem esses incômodos de uma forma mais forte
  • Para aliviar as dores mamárias que a paciente pode sentir
  • Para conter eventuais hemorragias na época da menstruação
  • Para reduzir e/ou aliviar o incômodo das cólicas menstruais
  • Para trazer um alívio maior aos sintomas decorrentes da menopausa
  • Para combater os corrimentos vaginais de repetição, que é o caso da candidíase
  • Para conter as infecções e a incontinência urinária

O uso da homeopatia também é fundamental para auxiliar mulheres que sofrem com a endometriose, doença que ocasiona extrema dor.

Além disso, o uso da homeopatia é ainda imprescindível em mulheres grávidas, e pode auxiliar na redução ou amenização de diferentes tipos de sintomas e doenças como:

  • Tratamento da azia e da náusea
  • Tratamento das hemorroidas na gravidez
  • Tratamento de resfriados e rinites
  • Tratamento e prevenção das estrias e dos queloides que podem surgir na cicatriz após o parto
  • Ajuda na prevenção e no tratamento da dor que vem do pós-operatório
  • Isso sem contar em vários outros benefícios

Portanto, o mais importante objetivo na aplicação da terapia homeopática na ginecologia e também na obstetrícia é promover ao paciente um tratamento mais natural e sem nenhum efeito colateral para ela.

Ainda sobre o tema, uma dica importante é sobre como os produtos naturais podem ser extremamente eficientes para doenças que nem sempre são combatidas pela medicina convencional.

É o caso do óleo de coco que é muito recomendado para tratar a candidíase. Para saber mais sobre como usar óleo de côco para candidiase

Conclusão

Como você pode ver aqui, acreditamos que é imprescindível desmistificar os tratamentos homeopáticos para as mulheres, pois ainda há muitas pacientes que acreditam ser esse tipo de tratamento apenas placebo. 

Neste texto, nós mostramos como o tratamento feito com a homeopatia na área ginecológica pode trazer os mais variados benefícios, como reduzir sintomas da menopausa, do período menstrual e a própria candidíase.

O que achou do nosso conteúdo de hoje sobre desmistificar a homeopatia na saúde ginecológica?

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa