Desafiadas pelas forças tecnológicas e de mercado, livrarias independentes se recuperam

Desafiadas pelas forças tecnológicas e de mercado, livrarias independentes se recuperam

Internacional

Ao viajar pelo Canadá a trabalho, geralmente tento visitar museus e galerias de arte e, quando disponíveis, livrarias locais.

Embora tenham sido prejudicados por grandes lojas e pelo site da Indigo-Chapters, pela facilidade de compras na Amazon e por e-books, frequentemente descubro que muitos vendedores independentes no Canadá não apenas ainda estão por aí, mas aparentemente prosperando.

Entre os muitos estão marca páginas em Halifax, Livreiros McNally Robinson em Saskatoon e Winnipeg e Audreys Books em Edmonton.

Esta semana, a reportagem de um próximo artigo sobre mitigação de incêndios florestais me levou a Kelowna, British Columbia, onde adicionei livros de mosaico à lista de livrarias que visitei. Kelowna, embora extraordinariamente rica e um destino turístico popular, tem uma população de apenas 157.000 habitantes. Mas com 8.000 pés quadrados e embalado com cerca de 17.000 títulos atuais, bem como milhares de livros remanescentes, a Mosaic parece uma loja que você esperaria encontrar em uma cidade muitas vezes maior do que Kelowna.

Encontrei-me outra manhã com Michael Neill, dono da Mosaic com sua esposa Michele, e Alicia Neill, gerente da loja e filha do Sr. Neill, para falar sobre a situação dos livreiros no Canadá.

O Sr. Neill tem uma visão ampla e particular do setor. Acima da livraria estão os escritórios do outro negócio do Sr. Neill, Gerenciador de livros, que fabrica sistemas de software usados ​​por cerca de 530 livrarias independentes no Canadá e nos Estados Unidos. Essa empresa também levou diretamente à compra da Mosaic e à mudança de sua família para Kelowna.

Primeiro, vamos ver alguns números. A análise mais recente da Statistics Canada, que remonta ao ano pandêmico distorcido de 2020, quando as lojas foram fechadas, descobriu que as livrarias físicas continuavam sendo a maior fonte de vendas de livros no Canadá, um mercado de 1,5 bilhão de dólares canadenses na época.

Neill disse que não existe um modelo único de sucesso, ou pelo menos de sobrevivência, quando se trata de livrarias.

“O interessante das livrarias independentes é que elas são todas tão diferentes”, ele me disse no escritório de Alicia nos fundos da loja, que já está lotado de mercadorias para o Natal. “Todo mundo está fazendo suas próprias coisas, e eu gosto disso. Isso fornece alguma diversidade.”

O Sr. Neill entrou no negócio de livros por meio de sua mãe, Madeline Neill, que fundou a Black Bond Books em Brandon, Manitoba, e eventualmente a transformou, com suas irmãs, em cerca de uma dúzia de lojas na região de Lower Mainland, na Colúmbia Britânica. Durante a década de 1980, ele começou a desenvolver software para encomendar livros e gerenciar o estoque da loja como um projeto interno.

Outras lojas começaram a comprar o software e, em 1994, Neill deixou a Black Bond para abrir a Bookmanager como um negócio separado. Em um ano, porém, ele percebeu que ainda precisava de uma loja para servir de banco de testes e laboratório. A Mosaic, fundada em 1968, estava no mercado.

Foi vendido aos Neills por um proprietário ausente. A loja estava sem rumo, disse Neill, não lucrativa e geralmente uma bagunça decadente.

Os Neills o mudaram de uma rua lateral para a rua principal de Kelowna para atrair turistas. Uma reforma incluiu um café, que acabou se revelando não lucrativo e foi substituído por livros remanescentes. (Mesmo em uma época de superabundância de cafés, Kelowna se destaca por seu extraordinário número de cafeterias.)

Mas, com o retorno gradual das vendas, a Mosaic não ficou imune aos golpes que atingiram os livreiros em geral. A abertura de uma loja da Costco reduziu as vendas de best-sellers. Em seguida, as vendas caíram imediatamente em cerca de um terço depois que o Chapters apareceu em um shopping local, um problema que a mudança da Amazon para o Canadá acelerou.

Para Neill, um ponto de inflexão na indústria em geral ocorreu com o surgimento de leitores de e-books no final dos anos 2000. Ele disse que cerca de metade dos clientes da Bookmanager na época decidiram fechar suas lojas em vez de enfrentar o desafio digital.

“Quando conversei com os proprietários, eles disseram ‘Michael, terminei”, disse Neill. “Os e-books serão o futuro. Você viu o que aconteceu na música. Você viu o que aconteceu com o vídeo. Os livros são os próximos.

Os Neills discordaram dessa previsão – corretamente, como se viu – e continuaram a investir na Mosaic para recuperar e aumentar suas vendas.

A Sra. Neill disse que um sinal do retorno dos independentes pode ser encontrado no outro negócio de seu pai. Ela disse que agora há 100 lojas em uma lista de espera para os sistemas Bookmanager e que a própria lista de espera não receberá novos nomes até novembro.

Esse retorno dos independentes, disse Neill, pode refletir o que os compradores de livros acharam que faltava online quando a pandemia os forçou a isso.

“É divertido tentar construir um lugar onde você entra e não sabe o que está procurando ou o que vai comprar”, disse ele. “Você pode apenas experimentar todas as coisas e depois encontra coisas, enquanto, caso contrário, você está apenas procurando por algo.”


Nascido em Windsor, Ontário, Ian Austen foi educado em Toronto, mora em Ottawa e faz reportagens sobre o Canadá para o The New York Times há duas décadas. Siga-o no Twitter em @ianrausten.


Como estamos indo?
Estamos ansiosos para saber sua opinião sobre este boletim informativo e os eventos no Canadá em geral. Envie-os para [email protected].

Gostou deste e-mail?
Encaminhe para seus amigos e avise que eles podem se inscrever aqui.


Com informações do site The New York Times

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa