Deixe as crianças brincarem: 4 esportes e seus benefícios para os pequenos

Geral

Com a prática de esportes voltando a ser presente no cotidiano de todos, inclusive no das crianças, saber ao certo todos os benefícios que os mais variados esportes podem proporcionar aos pequenos se tornou uma das principais dores das famílias brasileiras, que sempre estão pensando no bem-estar dos pequeninos. Quando o assunto são esportes para crianças e seus benefícios, é possível listar vários, mas os principais fatores são o combate à obesidade infantil e a melhora do desenvolvimento da coordenação motora.

Andar de skate, praticar ciclismo ou investir no patins infantil são esportes que deixam os pequenos ativos, queimando calorias e aprendendo novas habilidades que estavam adormecidas em seus subconscientes, fazendo com que a infância seja melhor aproveitada. Para deixar as crianças brincarem e serem realmente crianças, a seguir estão listados alguns esportes e seus benefícios para os pequenos.

Quais esportes trazem grandes benefícios para as crianças?

Como mencionado, existem diversos esportes que podem proporcionar melhora significativa na saúde dos pequenos. Mas existem algumas atividades que conseguem ir além disso, proporcionando até mesmo uma certa melhora social para a criança, afinal, nem todos os pequenos nascem com o dom da boa comunicação.

Ciclismo

O ciclismo é uma das principais atividades a serem consideradas pelos pais. Além de ajudar no desenvolvimento motor e de equilíbrio da criança, esse esporte também consegue proporcionar uma atividade em família que trará ainda mais ânimo para o pequeno ser ativo e evitar casos de obesidade.

Skateboard

O skateboard é um esporte agitado e bastante radical, perfeito para crianças hiperativas. Ao deixar o pequeno praticar essa atividade, tomando sempre as precauções necessárias para a segurança, diversos benefícios podem ser vistos, como fortalecimento pulmonar, além de resistências cardiovasculares e das pernas.

Com o mundo tecnológico cada vez mais presente na vida de todos, inclusive das crianças, os videogames, computadores e televisões acabam fazendo os pequeninos ficarem mais tempo parados, dando espaço para o sedentarismo ser implantado em seus cotidianos. Com pelo menos 50 minutos andando de skate na pista certa diariamente, a movimentação feita pelo pequeno irá ajudá-lo.

Natação

Para os pequenos que possuem problemas respiratórios, não há esporte mais interessante que a natação. Além de fortalecer totalmente a musculatura, o principal benefício dessa prática está no fortalecimento pulmonar, já que para permanecer bastante tempo submerso na água a criança precisa treinar a respiração com um professor especializado.

Basquete

Por fim, o basquete também não poderia deixar de estar nesta lista. Por ser um esporte bastante movimentado e disputado, consegue ir além dos benefícios convencionais que se aplicam apenas à saúde do jovem. A prática do basquete influencia na socialização e também nas habilidades de trabalho em equipe.

Ao se tornar um líder de time no basquete, os jovens conseguem exercitar as habilidades de liderança, e, no futuro, ao assumir um cargo de gestor, o aprendizado adquirido graças à prática do esporte pode ser posto em prática.

Brincar ajuda a criança a desenvolver soft skills

Além de todos os benefícios citados no decorrer deste artigo, realizar as atividades mencionadas pode ajudar a criança a ser mais proativa e, futuramente, desenvolver soft skills que a ajudarão a se tornar uma líder em seu setor de trabalho. Claro que a prática de exercícios como vôlei, futebol e afins também ajuda a criança a desenvolver seu senso de trabalho de equipe — uma habilidade valiosa e estimada no mercado de trabalho atual.

Portanto, deixar a criança brincar e praticar esses esportes que variam desde os mais comuns até os radicais, tomando todos os cuidados para evitar acidentes, fará com que ela usufrua no futuro de diversos benefícios, como não ter obesidade, pressão alta e afins, além de ter ressaltadas as habilidades estimadas em bom profissional.

Leia também no Somos Notícia:

Compartilhe este post
Macedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa