'Deixando para trás tudo o que possuem' enquanto incêndios florestais devastam milhões de acres no Canadá

‘Deixando para trás tudo o que possuem’ enquanto incêndios florestais devastam milhões de acres no Canadá

Internacional

CALGARY, Alberta — Judy Greenwood não queria ir embora. Mas quando os alertas de evacuação em seu telefone soaram repetidamente e as equipes de emergência bateram em sua porta, ela e seu marido colocaram seus quatro gatos no carro e se afastaram de sua aldeia rural para escapar dos incêndios florestais que se aproximavam.

Em grande parte da província ocidental de Alberta, esta época do ano é há muito tempo a temporada de incêndios florestais. Mas este ano, um grande volume de incêndios na floresta boreal chegou cedo e foi excepcionalmente extenso, levando a província a declarar estado de emergência.

Na terça-feira seguinte, cerca de 24.000 pessoas estavam fora de suas casas nas áreas pouco povoadas, principalmente no norte da província, enquanto 88 incêndios florestais ativos queimavam quase um milhão de acres.

Já houve 412 incêndios nesta temporada – que normalmente vai de 1º de março a 31 de outubro – um número incomumente alto. E para os residentes de áreas vulneráveis, isso evocou lembranças incômodas de 2016, quando as chamas se moveram da floresta para a capital das areias betuminosas de Fort McMurray, Alberta.

Esse incêndio forçou a evacuação rápida de mais de 90.000 pessoas, destruiu mais de 2.400 casas e empresas e interrompeu a produção na maior fonte de petróleo importado dos Estados Unidos. Com mais de 4 bilhões de dólares canadenses, permanece O desastre mais caro do Canadá.

Como foi o caso durante os incêndios de Fort McMurray, muitos dos evacuados atuais, um grupo que inclui milhares de membros das comunidades das Primeiras Nações, buscaram refúgio em Edmonton, capital da província e segunda maior cidade.

A incerteza atormenta muitos evacuados. A fumaça espessa pairando sobre muitas áreas tornou impossível determinar, por meio de levantamentos aéreos, o destino de muitas casas e outros edifícios.

“Não há dúvida de que este é um momento desafiador”, disse Danielle Smith, a primeira-ministra de Alberta, a repórteres na tarde de segunda-feira. “Dezenas de milhares de pessoas foram forçadas a deixar suas casas e seus empregos. Eles estão deixando para trás tudo o que possuem, imaginando se perderão tudo pelo que trabalharam.”

O céu nublado e principalmente a chuva aliviaram a pressão sobre os bombeiros e permitiram que cerca de 5.000 pessoas voltassem para suas casas desde segunda-feira. Os danos conhecidos até agora foram limitados a algumas dezenas de casas, algumas infraestruturas e estradas. As autoridades, no entanto, esperam que esses números aumentem à medida que terminam as avaliações. Nenhuma morte ou ferimento foi relatado.

Os efeitos dos incêndios na indústria do petróleo foram mínimos, embora alguns produtores tenham sido forçados a interromper uma pequena porcentagem da produção.

A Sra. Greenwood, que deixou sua aldeia rural, foi informada de que sprinklers colocados ao longo de uma estrada pelos bombeiros conseguiram manter as chamas longe de sua casa em Wildwood.

“Quero abraçá-los e agradecer”, disse ela de Edmonton, onde estava com o filho e outros parentes. “Eles salvaram nossa casa.”

Ainda não estava claro para Greenwood na terça-feira quando ela, seu marido e seus animais de estimação teriam permissão para voltar para casa.

No centro de evacuação em Edmonton, Trevor Sundman, um trabalhador do petróleo, disse que quando deixou sua comunidade de Drayton Valley, “não havia fumaça nem nada”. Mas, ele acrescentou, “eu vi vídeos de como ele está agora e parece que está todo queimado”.

Famílias que foram deslocadas por sete dias cumulativos são elegíveis para apoio financeiro fornecido pelo governo, com outros serviços, como alimentos e outros suprimentos, distribuídos por centros de evacuação.

Muitos dos evacuados não estavam apenas preocupados com a segurança de suas famílias, mas também com o bem-estar do gado, cavalos, bisões e outros animais em suas fazendas.

Bem fora da zona de incêndio em Mayerthorpe, Alberta, Ivy McCallum está cuidando de três cavalos que foram evacuados.

“Tenho os recursos para ajudar as pessoas: tenho o terreno, tenho o trailer, tenho o caminhão”, disse McCallum, 24 anos.

Os incêndios florestais têm aumentado de tamanho e intensidade no oeste do Canadá, com as estações geralmente ficando mais longas. A pesquisa sugere que o calor e a seca associados ao aquecimento global são as principais razões para o aumento de incêndios maiores e mais fortes.

Do outro lado das montanhas na província vizinha de British Columbia, os incêndios consumiram toda a comunidade de Lytton em 2021, depois que as temperaturas atingiram um recorde de 49,6 graus Celsius, ou 121,3 Fahrenheit.

Os incêndios em Alberta ocorrem no momento em que a província se prepara para as eleições de 29 de maio. período anterior à votação. A emergência, no entanto, mudou isso e levou a Sra. Smith a pedir ajuda federal.

Como resultado, os militares canadenses estão de prontidão e serão destacados pelo governo federal se necessário, disse a Sra. Smith. As tropas geralmente ajudam nas evacuações e reparos de infraestrutura necessários devido a desastres. O governo federal também se ofereceu para fornecer outras formas de apoio, e várias províncias enviaram equipes de bombeiros para Alberta.

Mike Ellis, ministro da segurança pública de Alberta, disse aos repórteres que havia limites para o que qualquer governo ou agência poderia fazer para extinguir completamente os incêndios. Nos últimos anos, uma mudança no clima foi a única força que controlou as chamas.

“Informei a todos porque não há solução milagrosa em nossa resposta”, disse ele.

Ian Austen relatado de Calgary, Alberta, Amber Bracken de Edmonton, Alberta, e Vjosa Isai de Toronto.


Com informações do site The New York Times

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa