Defensoria Pública conta com brinquedoteca para acolhimento dos filhos das pessoas assistidas

Piauí

As crianças recebem acolhimento enquanto os pais são atendidos

Mães e pais que precisarem de atendimento no edifício-sede da Defensoria Pública em Teresina e precisam levar junto os filhos contam agora com um espaço adequado para receber as crianças. Trata-se da brinquedoteca da DPE-PI, montada com toda a estrutura necessária para oferecer conforto, lazer e segurança.

Inaugurada durante esta semana, quando da realização do Projeto Conciliar pela Criança: Defensoria pela Prioridade Absoluta, a brinquedoteca oferece um espaço preparado para estimular as crianças a brincar, possibilitando o acesso a uma variedade de brinquedos, todos selecionados dentro do padrão de segurança necessário.

Durante a Semana do Projeto Conciliar pela Criança, a brinquedoteca da DPE-PI conta com a colaboração de estudantes dos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí e Educação Física da Universidade Federal do Piauí , que se voluntariaram para receber as crianças na Instituição.

A experiência tem sido positiva para os estudantes. Raissa Maria de Sousa, que cursa Pedagogia na Uespi foi a primeira se voluntariar. “Eu vim porque conheci o Projeto e me interessei bastante, porque primeiramente envolvia crianças, que têm esse meio lúdico e faz com que possamos não só ensinar, mas também aprender com elas. Aqui temos a oportunidade de saber um pouco sobre elas, proporcionar um momento de diversão no meio de algum problema que muitas vezes estão passando em casa, algo relacionado aos pais que apesar de quererem muitas vezes não podem proporcionar a elas um ambiente agradável. A experiência está sendo enriquecedora ao extremo”, afirma.

Welkelane dos Santos Silva e Jasminy Evelyn da Silva Apolinário, que cursam o 4º período de Educação Física na Ufpi, também estão considerando a experiência enriquecedora.

“Nossa coordenadora falou sobre o Projeto e disse que estavam precisando de pessoas do curso de Educação Física para desenvolver atividades com as crianças e nós nos voluntarismo para essas atividades que são importantes porque evitam que as crianças fiquem ociosas enquanto esperam os pais que estão nas sessões de mediação. Aqui, brincando, elas se desligam um pouco do contexto que estão vivendo lá fora. Está sendo uma experiência incrível, muito interessante. Eu especialmente que já passei por isso, separação de pais, resolvi proporcionar a essas crianças uma ajuda que não tive e que vai contribuir muito para a minha profissão, pois esse contato é fundamental para aprimorar como lidar com elas também no campo profissional”, afirma Jasminy Apolinário.

“É incrível ter esse contato com as crianças. Uma oportunidade de aprender um pouco mais e ajudar a elas. Também representa um avanço profissional muito grande para, futuramente, quando formos trabalhar já estarmos com essa carga de experiência”, reforça Welkelane Silva.

A Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, coordenadora do Projeto Conciliar pela Criança: Defensoria pela Prioridade Absoluta, ressalta a contribuição prestada pelas estudantes. “Saber que o projeto despertou esse interesse é muito gratificante, assim como fico extremamente satisfeita em saber que estamos contribuindo para o aperfeiçoamento profissional dessas pessoas que se voluntariaram para estar conosco durante a semana. Essa é uma relação que favorece todos os envolvidos, ganham as estudantes por enriquecerem seu aperfeiçoamento profissional, ganham as Instituições de Ensino por proporcionarem esse conhecimento prático às suas alunas, e ganha a Defensoria Pública duplamente, primeiro como Instituição por contar com tão valiosa contribuição e também porque estamos proporcionando aos nossos assistidos e assistidas esse acolhimento às suas crianças, um apoio tão importante em um momento tão delicado que é esse das mediações envolvendo os interesses dos menores. Só temos a agradecer a colaboração que recebemos”, afirma.

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, afirma que a instalação da brinquedoteca é um avanço para a Defensoria Pública. “A brinquedoteca representa um conforto e uma segurança no acolhimento aos nossos assistidos e assistidas, que têm que trazer seus filhos e filhas durante os atendimentos na Defensoria Pública. Nesse espaço, acompanhadas por pessoas capacitadas, as crianças terão a oportunidade de, além de se divertirem, também aprimorarem seu desenvolvimento cognitivo, didático e psicológico. Diversos estudos mostram que brincar tem enorme influência no desenvolvimento de uma criança, sendo uma maneira segura que esta tem para encenar seus medos e suas angústias e tentar superá-los. Aquém do que, para os pais e mães representa uma segurança no sentido de poderem resolver suas demandas com tranquilidade, sabendo que seus filhos estarão bem acolhidos”, ressalta.

Fonte: Governo PI

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa