Uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Amarante e o Serviço de Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem fortalecido no município o artesanato com feltro, considerado uma das tradições quase adormecidas na região.
O STR já entregou 45 certificados em comunidades como Rodrigo Mendes, Novo Estado e Vereda. Segundo a presidente da entidade, Luíza Neta, trata-se de um projeto que visa resgatar a produção de artesanatos no município, contemplando todas as comunidades.
“A ideia surgiu de uma iniciativa nossa. Estivemos na Fetag e fomos orientados a procurar o Senar como parceiro. A nossa meta é levar o curso a todas as comunidades de Amarante”, afirmou a presidente.
O projeto, iniciado no começo de 2018, deve também alcançar moradores da zona urbana em 2020. “É possível com este projeto possibilitar uma melhoria na renda, tanto nas comunidades quanto na cidade, e esse é o nosso objetivo. Para a realização dos cursos, nós damos todo o material, e o que queremos é que o trabalhador entre só com o desejo de aprender”, finalizou Luíza Neta.
A iniciativa da entidade visa também aproveitar a mão-de-obra qualificada para a aplicação do curso e valorização profissional nas etapas que estão por vir, a partir de 2020.
Compartilhe este post