CTA e Corpo de Bombeiros combatem incêndio em região próxima à Via Expressa, em São Luís

CTA e Corpo de Bombeiros combatem incêndio em região próxima à Via Expressa, em São Luís

Polícia

Por: Ascom-SSPMA

As equipes do Centro Tático Aéreo (CTA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) uniram esforços nesta segunda-feira (25) para combater um incêndio que eclodiu nas proximidades da Via Expressa, na altura do Sítio Santa Eulália, bairro Jaracati, em São Luís.

As chamas rapidamente se espalharam pela vegetação no início da tarde, e o chamado de emergência foi recebido por volta das 14h30. Com prontidão, as equipes se dirigiram ao local, que se caracteriza por ser de difícil acesso, e deram início à operação de combate ao incêndio.

Para controlar as chamas, o CTA mobilizou a aeronave Águia-02, equipada com o dispositivo conhecido como Bambi Bucket, capaz de despejar aproximadamente 545 litros de água a cada manobra.

“A utilização da aeronave desempenhou um papel determinante na redução do tempo de resposta da operação, ao mesmo tempo em que ofereceu suporte às equipes terrestres do CBMMA”, destacou o comandante do Centro Tático Aéreo, coronel Magno Lima.

Os Bombeiros Militares, por sua vez, empregaram abafadores e bombas costais de 20 litros para combater os focos de incêndio em áreas de capim e vegetação rasteira.

Motores sopradores, que direcionam um fluxo de ar com capacidade para apagar as chamas, também foram empregados durante a atuação das equipes em terra.

A contenção do incêndio foi possível devido à ação integrada das forças que compõem o Sistema de Segurança Pública do Maranhão. O trabalho entre CBMMA e CTA reafirmou o preparo das equipes e a capacidade das forças de segurança de lidar com incidentes e proteger vidas e recursos naturais em emergências do tipo”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto.

Prevenção
Segundo dados do CBMMA, neste ano, em toda a Grande Ilha, já foram combatidos 149 incêndios em vegetação. Deste total, 62 ocorrências ocorreram somente no mês de setembro.

Grande parte desses incêndios em área de vegetação são causados por ação humana, por conta da queima irregular de plantações, descarte de lixo, abandono de pontas de cigarros, entre outros”, explica o tenente-coronel José Lisboa, do CBMMA.

Ainda de acordo com o tenente-coronel José Lisboa, para prevenir e evitar este tipo de ocorrência, o Corpo de Bombeiros tem alertado a população sobre os cuidados com o uso do fogo, sobretudo no período de estiagem e de altas temperaturas.

“Entre estes cuidados estão redobrar a atenção no uso do fogo, não jogar pontas de cigarro no chão, não abandonar braseiros sem antes ter a certeza de que foram totalmente apagados, e não promover limpeza de terrenos com uso de fogo”, enfatiza o tenente-coronel José Lisboa.

Maranhão Sem Queimadas
O combate a incêndios em área de vegetação em todo o estado foi intensificado desde julho quando foi lançada a Operação Maranhão Sem Queimadas, que segue até dezembro. Além do trabalho de conscientização para o correto uso do fogo, a operação contempla monitoramento das regiões, apoio às comunidades, contenção de ocorrências e medidas de apreensão de equipamentos, se for necessário.



Fonte:SSP / Maranhão

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa