'Criminosos disfarçados de jornalistas': Harry critica mídia britânica

‘Criminosos disfarçados de jornalistas’: Harry critica mídia britânica

Internacional

Harry, que tem uma história longa e conturbada com a imprensa britânica, afirma que os jornalistas usaram táticas intrusivas e ilegais para produzir forragem para os tablóides.

O príncipe Harry testemunhou no Tribunal Superior de Londres como parte de um processo contra a editora do jornal britânico Mirror Group Newspapers (MGN).

Durante quase oito horas de interrogatório durante dois dias, que terminaram na quarta-feira, ele disse repetidamente ao tribunal que os artigos publicados nos títulos da MGN eram “incrivelmente suspeitos” e apresentavam “sinais reveladores” de atividade ilegal.

A realeza é uma das mais de cem pessoas que estão processando a MGN, acusando o grupo de movimentos ilegais de 1991 e 2011, incluindo hacking de telefones em “escala industrial” e obtenção de detalhes privados por engano.

Editores seniores e executivos sabiam e aprovavam o comportamento, dizem os advogados dos reclamantes.

Harry diz que 140 histórias que apareceram nos jornais da MGN foram o resultado de hacking de telefone ou outro comportamento ilegal.

No entanto, o julgamento está considerando apenas 33 deles, que cobrem um período de aproximadamente 15 anos da vida de Harry.

A MGN contesta as alegações e nega que figuras importantes estivessem cientes de irregularidades. Ele também argumenta que alguns dos processos foram movidos tarde demais.

O julgamento começou no mês passado e deve durar de seis a sete semanas.

O que Harry e sua equipe disseram?

Não é uma ‘vingança contra a imprensa’

O caso é sobre fazer a coisa certa, e não por causa de “alguma vingança contra a imprensa”, disse seu advogado David Sherborne.

Suposta invasão telefônica semeou ‘sementes de discórdia’ na vida pessoal de Harry

Seus advogados disseram que a invasão levou ao rompimento de seu relacionamento com uma namorada de longa data, Chelsy Davy, e que a MGN plantou “as sementes da discórdia” no relacionamento de Harry com seu irmão mais velho, o príncipe William.

Harry disse que um dispositivo de rastreamento foi encontrado no carro de Davy e que ele acreditava que detalhes íntimos sobre seu rompimento e discussões – incluindo ele visitando um clube de strip – foram obtidos por hacking de telefone, dizendo que eles não haviam compartilhado detalhes de suas vidas privadas. .

Ele descreveu um artigo de 2007 com a manchete “Hooray Harry Dumped” como “no mínimo doloroso”, e disse que parecia estar “comemorando” o fim de seu relacionamento. Andrew Green, advogado da MGN, negou essa alegação.

Davi e Harry
Príncipe Harry da Grã-Bretanha e Chelsy Davy assistem à partida amistosa internacional da união de rugby entre Inglaterra e Austrália em Twickenham, em Londres, em 7 de novembro de 2009 [Eddie Keogh/Reuters]

‘Criminosos’ não deveriam estar ‘disfarçados de jornalistas’

“Não se trata apenas de hackear telefones, trata-se de responsabilidade pelo poder”, escreveu Harry em um comunicado como parte do caso MGN. Ele disse que a imprensa era importante demais para ter “criminosos disfarçados de jornalistas comandando o show”.

A lista de estereótipos da mídia ‘continua’

“Então você é o ‘príncipe playboy’, o ‘fracasso’, o ‘desistente’ ou, no meu caso, o ‘grosseiro’, o ‘trapaceiro’, o ‘bebedor menor de idade’, o ‘bebedor irresponsável’, o ‘ consumidor de drogas irresponsável’, a lista continua”, disse Harry, referindo-se às várias formas como foi retratado na imprensa britânica.

‘Isso é muito’

A atenção da mídia em torno do caso foi ‘muito’ para o príncipe Harry. Quando seu advogado, David Sherborne, perguntou a ele: “Você teve que ler esses artigos e responder a perguntas sabendo que este é um tribunal muito público e que a mídia mundial está assistindo. Como isso fez você se sentir?

Harry suspirou e pareceu emocionado antes de responder: “É muito.”


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa