Conservadores devem vencer eleição na Espanha, mas travam parlamento

Conservadores devem vencer eleição na Espanha, mas travam parlamento

Internacional

Nenhum partido ou bloco está a caminho de obter a maioria absoluta nas eleições gerais antecipadas da Espanha, de acordo com uma contagem com cerca de 99 por cento dos votos apurados.

O conservador Partido do Povo (PP) deveria vencer por pouco a eleição de domingo, mas sem a maioria necessária para derrubar o governo de coalizão do primeiro-ministro socialista Pedro Sánchez.

O PP estava a caminho de garantir 136 das 350 cadeiras do Congresso dos Deputados, a câmara baixa do parlamento espanhol.

O Partido Socialista dos Trabalhadores Espanhóis de Sánchez estava prestes a obter 122 assentos, dois a mais do que na legislatura cessante.

Embora os socialistas provavelmente possam convocar os 31 assentos previstos da aliança de esquerda Sumar (união de forças) e vários partidos menores para reunir mais do que a soma dos partidos de direita da Espanha, há uma possibilidade real de que nenhum dos lados será capaz de garantir a maioria.

O partido Vox, de extrema-direita, tinha 33 assentos, ainda a terceira maior força no parlamento, embora 19 abaixo do resultado de 2019, e sua hipotética ligação com o PP ficou aquém de uma maioria absoluta de 176 assentos.

As pesquisas pré-eleitorais previam uma vitória maior do PP e a possibilidade de formar uma coalizão com o Vox.

O resultado próximo pode levar a semanas de disputa política. O próximo primeiro-ministro só seria votado quando os legisladores fossem instalados no novo parlamento.

‘Um país dividido’

Pablo Calderon Martinez, professor da Northeastern University, disse à Al Jazeera que os resultados preliminares das eleições revelaram um “país dividido”, já que os dois blocos ficaram aquém da maioria.

“Vai ser interessante ver como eles negociam o próximo governo”, disse Calderon Martinez.

Ele disse que o bloco de esquerda teve um desempenho melhor do que o previsto pela maioria das pesquisas.

“O campo socialista será o mais feliz dos dois”, disse ele, acrescentando que era “uma conclusão precipitada” que o PP teria se tornado o maior partido do Congresso.

Pedro Sanchez
Sanchez cumprimenta apoiadores do lado de fora da sede do partido em Madri [Emilio Morenatti/AP Photo]

votação instantânea

Os socialistas e o membro júnior de seu governo de coalizão levaram uma surra do partido conservador e do partido de extrema direita Vox nas eleições regionais e locais de maio, levando Sánchez a convocar eleições antecipadas para domingo.

A maioria das pesquisas durante a campanha previa que a votação nacional seguiria o mesmo caminho, mas exigia que o PP contasse com o apoio do Vox para formar um governo, com o candidato do PP Alberto Nunez Feijoo no comando.

Um governo do PP-Vox significaria que outro membro da União Européia se moveu firmemente para a direita, uma tendência observada recentemente na Suécia, Finlândia e Itália.

Países como Alemanha e França estão preocupados com o que essa mudança significaria para as políticas climáticas e de imigração da UE.

Os dois principais partidos de esquerda da Espanha são pró-participação da UE. À direita, o PP também é a favor da UE. O Vox, liderado por Santiago Abascal, se opõe à interferência da UE nos assuntos da Espanha.

A eleição acontece no momento em que a Espanha detém a presidência rotativa da UE. Sanchez esperava usar o mandato de seis meses para mostrar os avanços que seu governo havia feito. Uma derrota eleitoral para Sanchez pode levar o PP a assumir as rédeas da presidência da UE.

Os eleitores enfrentaram as altas temperaturas do verão para votar no domingo. Chegando ao final de um mês de ondas de calor, espera-se que as temperaturas fiquem em média acima de 35 graus Celsius (95 graus Fahrenheit), ou 5C a 10C (41F a 50F) acima do normal em muitas partes do país. As autoridades distribuíram ventiladores para muitas das estações.

“Temos o calor, mas o direito de exercer nosso voto livremente é mais forte que o calor”, disse Rosa Maria Valladolid-Prieto, 79, em Barcelona.

Sánchez foi um dos primeiros a votar, votando em uma seção de votação em Madri. Comentando mais tarde sobre o grande número de meios de comunicação estrangeiros cobrindo as eleições, ele disse: “Isso significa que o que acontece hoje vai ser muito importante não apenas para nós, mas também para a Europa e acho que isso também deve nos fazer refletir”.

O Sumar, que reúne 15 pequenos partidos de esquerda, é liderado pela segunda vice-primeira-ministra Yolanda Díaz, a única mulher entre os quatro primeiros candidatos.

Díaz pediu que todos votem, lembrando que a liberdade de voto nem sempre existiu na Espanha.

“Muita coisa está em risco”, disse Diáz após votar. “Para as pessoas da minha geração, são as eleições mais importantes.”

O líder do PP, Feijoo, disse estar “claro que muitas coisas estão em jogo, que modelo de país queremos, ter um governo sólido e forte”.

Abascal, do Vox, disse esperar “uma mobilização massiva [of voters] que permitirá à Espanha mudar de rumo”.

Uma pessoa vota durante uma eleição geral antecipada em uma seção eleitoral em Barcelona
Uma pessoa deposita seu voto durante uma eleição geral antecipada em uma seção eleitoral em Barcelona, ​​Espanha [Albert Gea/Reuters]

O governo de Sanchez conduziu a Espanha durante a pandemia de COVID-19 e lidou com uma crise econômica causada pela inflação, agravada pela invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia.

Mas sua dependência de partidos periféricos para manter sua coalizão minoritária à tona, incluindo as forças separatistas da Catalunha e do País Basco, e sua aprovação de uma série de leis liberais podem custar-lhe o emprego.

Os partidos de direita prometeram reverter dezenas de leis de Sanchez, muitas das quais beneficiaram milhões de cidadãos e milhares de empresas.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Canal da SorteMacedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa