Confrontos étnicos continuam em Manipur, na Índia, apesar da presença do exército

Confrontos étnicos continuam em Manipur, na Índia, apesar da presença do exército

Internacional

As autoridades impuseram um blecaute na internet e emitiram ordens de atirar à vista em ‘casos extremos’ em um esforço para conter a violência.

Nova violência atingiu a remota região nordeste da Índia, informou a mídia local, apesar das autoridades enviarem tropas para restaurar a ordem após confrontos étnicos.

Milhares de soldados foram enviados ao estado de Manipur depois que uma marcha de protesto de um grupo tribal se tornou violenta na quarta-feira.

A situação permaneceu tensa após outro surto de violência na noite de sexta-feira, horas depois que o principal policial do estado alertou que manifestantes haviam roubado armas e munições de delegacias de polícia.

As autoridades impuseram um blecaute na internet e emitiram ordens de atirar à vista em “casos extremos” em um esforço para conter a agitação.

Os necrotérios de hospitais na capital do estado, Imphal, e no distrito de Churachandpur, mais ao sul, relataram um total combinado de 54 mortos.

Kuldeep Singh, assessor de segurança do governo de Manipur, disse a jornalistas na capital do estado, Imphal, que 18 a 20 mortes foram relatadas, “embora ainda estejamos verificando se essas mortes ocorreram devido à violência recente ou relacionadas a outros incidentes”.

“Cerca de 100 pessoas ficaram feridas e foram tratadas em vários hospitais”, disse Singh, acrescentando que mais de 500 casas foram incendiadas nos últimos dias e alguns veículos também foram incendiados.

O diretor-geral da polícia de Manipur, P Doungel, disse que foram dadas ordens para tomar medidas rigorosas contra qualquer pessoa encontrada envolvida em atos de violência.

“Pedimos ao exército que realizasse marchas em áreas atingidas pela violência e instruímos as forças a tomar medidas severas contra qualquer pessoa envolvida na violência”, disse Doungel aos jornalistas.

O blecaute da internet impediu o fluxo de informações de Manipur e os detalhes dos últimos confrontos permaneceram escassos.

Uma unidade do exército indiano baseada no estado vizinho de Nagaland disse que 13.000 pessoas buscaram abrigo da violência.

Na quinta-feira, as forças de segurança dispararam gás lacrimogêneo em Imphal para dispersar os manifestantes, alguns dos quais haviam incendiado veículos e casas em partes da cidade.

Veículos queimados foram vistos em ruas vazias devido à imposição de um toque de recolher 24 horas.

Oficiais de defesa disseram na sexta-feira que tropas adicionais foram trazidas para o estado por via terrestre e aérea.

O povo Meitei, o maior grupo étnico único no estado, tem se agitado para receber o status de tribo agendada, enquanto as outras tribos reconhecidas em Manipur se opõem a essa mudança.

A Índia reserva alguns empregos no governo, admissões em faculdades e assentos eleitos, desde conselhos de aldeia até o parlamento, para comunidades sob a categoria de tribo classificada como uma forma de ação afirmativa para enfrentar a desigualdade e discriminação estrutural histórica.

No mês passado, o Supremo Tribunal de Manipur pediu ao governo que considerasse o apelo da comunidade Meitei e decidisse sobre ele.

Manipur faz parte do remoto nordeste da Índia, uma região ligada ao resto do país por um estreito corredor de terra que experimentou décadas de agitação entre grupos étnicos e separatistas.

Pelo menos 50.000 pessoas perderam a vida nos conflitos desde que a primeira rebelião estourou em Manipur no início dos anos 1950.

Ao longo dos anos, esses conflitos diminuíram, com muitos grupos fechando acordos com Nova Délhi para obter mais poderes.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa