Um dos assuntos que mais tem aparecido na mídia nos últimos tempos são as novas conexões 5G. Esse novo modelo promete superar com folga a sua antecessora, a tecnologia 4G, levando uma internet ainda mais rápida para as pessoas que fazem uso das redes móveis. O que nem todos comentam, no entanto, são os pontos negativos que poderiam estar atrelados também a esse tipo de tecnologia.
É claro que as conexões mais rápidas têm imensos benefícios, sobretudo se pensarmos que a cada dia a tecnologia evolui com a criação de novos sites e plataformas. Ao imaginarmos uma plataforma de jogos online como a cassino 7Slots, por exemplo, as conexões lentas e/ou incertas poderiam atrapalhar a usabilidade do usuário, desta forma, as redes 5G podem ser o ponto que faltava para que os jogadores possam acessar de onde quiserem. Mesmo assim, por trás de tantas vantagens, também há alguns pontos menos positivos, por isso acompanhe a leitura e entenda os dois lados da moeda das conexões 5G.
Vantagens da tecnologia 5G
Listamos, a seguir, algumas das principais vantagens que envolvem esse tipo de tecnologia. Algumas são obviamente mais conhecidas, mas também trazemos alguns pontos que nem sempre são lembrados, mas que são igualmente válidos.
Velocidades rápidas
Um dos grandes slogans das redes 5G é a velocidade. É um fato que esse novo modelo de conexão consegue alcançar velocidades que antes eram exclusivas das redes wi-fi, o que é uma grande vantagem para os usuários, principalmente aqueles que passam muito tempo fora de casa. Além disso, como vantagem secundária, as altas velocidades também podem contribuir para o aumento de fluxo nas plataformas de streaming, por exemplo, já que, se quiserem, os usuários podem acessar esse tipo de conteúdo mesmo fora de casa. As redes 5G também têm o benefício de permitirem mais dispositivos conectados ao mesmo tempo, sem perde de qualidade, o que faz com que em grandes shows ou eventos como o réveillon em Copacabana, por exemplo, os usuários não sejam prejudicados com problemas de conexão.
Mais segurança
Outro ponto que merece atenção é a segurança que uma rede 5G de alta velocidade pode proporcionar aos usuários. As conexões wi-fi são uma excelente ferramenta em praças, hotéis e restaurantes, no entanto, não são opções tão seguras assim. Desta forma, as conexões 5G aparecem para oferecer mais segurança às pessoas, que não precisam optar por conexões compartilhadas quando estão fora de suas casas. Em tempos com cada vez mais dados sensíveis circulando na internet, evitar qualquer tipo de fraude é fundamental para que dores de cabeça não surjam no futuro.
Mais facilidade para o trabalho a distância
O trabalho a distância é uma nova realidade ao redor do mundo todo. Para acompanhar essa nova rotina, principalmente no que diz respeito aos famosos “nômades digitais”, as redes 5G são cruciais, já que permitem conexões de altíssima velocidade sem que os usuários precisem estar ligados a wi-fi. Um país com boas conexões 5G certamente passa a atrair a atenção dos profissionais que só precisam de um computador ligado à internet rápida para trabalhar, sem a necessidade de estarem presos a nenhum lugar físico, o que pode ser um ponto atrativo para o Brasil.
Desvantagens da tecnologia 5G
Como nem tudo são flores, a tecnologia 5G, assim como todas as outras que surgiram anteriormente, também tem pontos negativos, que serão comentados a seguir. Pensar nos pontos negativos não torna as pessoas pessimistas, pelo contrário, apenas mostra que qualquer realidade tem sempre dois lados que merecem ser levados em consideração.
Investimento alto para consolidar a infraestrutura necessária
Um dos grandes pontos negativos para a instalação de qualquer nova tecnologia é o investimento na infraestrutura adequada. Com as conexões 5G não é diferente, já que todas as antenas e aparatos necessários tiveram que ser instalados ao redor do país. O material por si só apresenta custos elevados, no entanto, é preciso levar em consideração também a mão de obra associada a essas instalações, além dos possíveis danos ambientais que foram gerados tanto na elaboração dos materiais quanto na área de instalação das antenas.
Aparelhos antigos tornam-se obsoletos
Outro ponto que não ajuda muito nessa nova tecnologia é que infelizmente nem todos os aparelhos que estavam no mercado eram adaptados a ela. Isso significa que, se quiserem aproveitar uma internet de altíssima velocidade, muitas pessoas precisarão trocar de celular, o que gera custos econômicos e ambientais, além de incentivar o consumismo. Hoje em dia, já há muitas versões de aparelhos compatíveis com o 5G no mercado, no entanto, estes ainda não têm preços tão acessíveis assim, dado que possuem uma tecnologia de ponta.
Demora para que a cobertura se expanda a nível nacional
Por fim, uma última desvantagem relacionada às redes 5G é que a implementação no território nacional ainda é lenta. Poucas cidades contam com essa tecnologia, e obviamente são cidades cuja infraestrutura é bem desenvolvida, nos grandes centros urbanos. Por enquanto, as cidades mais afastadas, ou mesmo as localizações rurais, que se beneficiariam ainda mais de conexões de internet de alta velocidade, encontram-se ainda longe de receber essa tecnologia que promete revolucionar o futuro.
Compartilhe este post