Nos últimos anos, o certificado eletrônico tornou-se uma ferramenta essencial para poder realizar inúmeros procedimentos junto à administração. Muitas vezes a papelada complicada, que até recentemente tinha que ser feita pessoalmente e podia levar dias para ser concluída, agora pode ser resolvida em poucos minutos de qualquer lugar e sem a necessidade de ir a qualquer escritório. Esta assinatura digital, que o utilizador instala no navegador para garantir a sua identidade na Internet, permite-lhe realizar diligências a partir do computador, dispositivo móvel ou tablet perante qualquer organismo público que aceite esta rubrica: Agência Tributária, Segurança Social, SEPE, Registo Civil, Câmaras Municipais, Cadastro, Hospitais, DGT… e até o pedido de voto por correspondência.
Este último ponto é especialmente relevante nos dias de hoje. Com as eleições gerais à porta, muitos cidadãos estarão de férias no dia 23 de julho, longe das suas residências habituais. Para poder exercer o direito de voto à distância, a única alternativa possível é depositar o voto por correio. O prazo para solicitá-lo termina no dia 13 e, até o momento, mais de 1,2 milhão de eleitores já o retiraram nas agências dos correios. O processo exige uma boa dose de paciência e, sobretudo, tempo, porque é preciso ir a um balcão, identificar-se com o BI, preencher um formulário de candidatura… Pelo menos, até agora, porque hoje isso mudou .
Para comemorar o primeiro ano da empresa CertificadoElectronico.Es (e facilitar aos cidadãos o exercício do direito de voto por correspondência), os seus gestores disponibilizam a concessão deste documento de forma totalmente gratuita por vídeo de 3 a 13 de julho. A empresa especializada em identidade digital Bewor Tech, SL é proprietária da empresa. A empresa é credenciada pelo Ministério de Assuntos Econômicos e Transformação Digital como provedora de serviços eletrônicos qualificados e confiáveis, portanto, a segurança é absoluta em termos de proteção de dados. Também na identificação dos usuários, já que o vídeo utilizado para realizar o procedimento é qualificado pelo Centro Nacional de Criptologia, entidade que depende do Centro Nacional de Inteligência (CNI). A emissão também é totalmente gratuita e você pagaria apenas pelos serviços extras, que são opcionais: 3,95 euros para obtenção do certificado digital e 7,95 euros para aconselhamento profissional.
O processo para obtê-lo é simples. O primeiro passo é se cadastrar no CertificadoElectronico.Esatravés da web ou do aplicativo. Para isso, o usuário deve mostrar seu rosto para a webcam e mostrar seu RG ou passaporte para a câmera, em ambos os lados. Uma pessoa autorizada revisa todas essas informações. Depois de verificados os dados, é hora de fazer o download do documento, num processo que deve ser verificado por mensagem SMS. O arquivo é criptografado, para que reconheça a pessoa com a mesma validade como se ela mostrasse seu ID. Depois de instalá-lo no dispositivo ou no navegador, basta identificar-se com seu nome de usuário. O aplicativo pode ser usado sem nenhum problema no celular, pois não requer a adição de outro software para poder executá-lo. Além disso, é adaptado para pessoas com deficiência sensorial.
Mais de 10.000 certificados em um ano
Até à data, a Bewor Tech já emitiu mais de 10.000 certificados e o objetivo é que cada vez mais cidadãos usufruam de todas as vantagens deste serviço, tão fácil de utilizar e muito prático na hora de lidar com a Administração. Isso é exatamente o que está acontecendo agora com a votação por correspondência. Por isso, nos próximos dez dias, a emissão é totalmente gratuita e apenas paga os serviços extra, que são opcionais: 3,95 euros para obtenção do certificado digital num máximo de 30 minutos, e 7,95 euros para o Acompanhamento de um profissional –capaz de esclarecer qualquer dúvida– durante o processo de instalação.
“Oferecemos a ajuda que o usuário precisa após a instalação do certificado, pois através de nossa plataforma damos acesso a milhares de administrações a partir de um único lugar. Ou seja, não só emitimos o certificado digital, mas também auxiliamos em todos esses trâmites”, destaca o CEO da CertificadoElectronico.Es, Mariano de Mora. Além disso, por apenas 4,95 euros por ano, o usuário tem uma plataforma exclusiva com todas as administrações da Espanha ao seu alcance, sem a necessidade de perder minutos na Internet enquanto localiza onde ir para realizar cada procedimento. Um serviço muito útil, ainda mais com uma eleição geral em apenas três semanas.
Com informações do EL Pais / Tecnología
Compartilhe este post